Quem for ligar para os telefones fixos e móveis dos estados do Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e de Rondônia a partir deste domingo (2) deverá discar o dígito 9 antes do número do telefone. Com a medida, 453 municípios das regiões devem ser afetadas. Os números atuais, com oito dígitos, continuarão funcionando por dez dias. A medida já foi implantada no Espírito Santo, Rio de Janeiro e em São Paulo, com o objetivo de ampliar a oferta de números de celulares no país. Em 31 de maio de 2015 o nono dígito será incluído nos estados de Alagoas, Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Na Bahia, o número será adicionado em outubro de 2015, junto com Minas Gerais e Sergipe.Até o final de 2016, a expectativa da Agência Nacional de Telecomunicações é de que todo o território nacional tenha o nono dígito, com inclusão do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, de Rondônia e do Acre, além da Região Centro- Oeste.
Ainda de acordo com a Anatel, o cliente será responsável pela atualização dos dados, assim como de sua agenda de contatos. Já as operadores prometem disponibilizar aplicativos para fazer a mudança automática nas agendas dos celulares. Outros, precisarão ser atualizados manualmente. O WhatsApp, por exemplo, já faz a atualização automática da numeração, mas pode ocorrer a sincronização das contas.
Até o final de 2016, a expectativa da Agência Nacional de Telecomunicações é de que todo o território nacional tenha o nono dígito |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade