O ano de 2012 marca o aniversário de 80 anos do clássico BaVi, o maior do Nordeste e um dos mais tradicionais do Brasil. Em 1932, Bahia e Vitória se enfrentavam pelo Torneio Início e Campeonato Baiano, mas nem de longe demonstravam a rivalidade dos dias atuais. Se a história recente mostra o Rubro-negro com vantagem, o começo do duelo traz boas lembranças aos tricolores. A primeira partida disputada entre os clubes aconteceu em um 10 de abril e valia pelo Torneio Início. O Bahia levou a melhor e venceu por 3 a 0, no Campo da Graça, com gols de Raul, duas vezes, e Gambarrota.
Porém, o primeiro jogo oficial, com duração de 90 minutos, só aconteceu no Campeonato Baiano, mas também em 1932. O Tricolor repetiu o placar sobre o Leão: 3x0. Raul, Guarani e Bayma marcaram os tentos, em partida disputada no acanhado Campo da Graça. Naquele ano, o Ypiranga conquistou o título do estadual.
Neste domingo (12), a dupla BaVi realiza, em Pituaçu, às 17h, o primeiro clássico da temporada dos 80 anos de história do confronto. Mais um, ainda na primeira fase, do estadual, está garantido. Dependendo da classificação das equipes, ainda é possível termos mais dois jogos nas semifinais ou finais. Há ainda uma chance mais remota de encontro na Copa do Brasil. Histórico - O clássico contabiliza 441 jogos no total, com 1086 gols marcados. O Bahia leva vantagem no histórico do confronto com 177 triunfos contra 135 do Vitória. Foram 129 empates. O Esquadrão fez 593 gols, enquanto o Leão da Barra marcou 493 vezes. Nos BaVis disputados em Pituaçu, o Rubro-negro tem números superiores. Em 11 jogos, venceu sete, o Bahia três. O outro duelo terminou empatado.
Escalações do 1º BaVi |
---|
Bahia: Teixeira Gomes; Leônidas e Odilon; Milton, Canoa e Gia; Bayma, Wanderley, Gambarrota, Raul e Rubinho. |
Vitória: Walter; Gilberto e Almir; Raymundo, Zezito e Carneiro; De-Vecchi, Maroto, Romeu, Coutinho e Zelito. |
Escalações do 1º BaVi oficial |
---|
Bahia: Teixeira Gomes; Odilon e Bisa; Milton, Canoa e Gia; Bayma, Guarani, Gambarrota, Raul e Rubem. |
Vitória: De-Vecchi; Arlindo e Gilberto; Presídio, Ribeiro e Emílio; Mozart, Guigui, Newton, Dourado e Gazinho. |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade