Thalita Rebouças, Carla Akotirene e Pedro Rhuas são alguns dos destaques desta terça-feira (15), último dia da Bienal do Livro Bahia 2022. O evento retornou ao calendário dos baianos após nove anos de hiato. A abertura dos portões serão às 9h. O evento oferece uma ampla e diversa programação literária para a população. Os ingressos custam a partir de R$ 10.
O jornalista, apresentador e escritor Ricardo Ishmael vai animar a criançada com a obra "Deu a Louca na Bicharada". A história será contada pela mestra Griô (como são chamadas as pessoas que dedicam suas vidas à aquisição, construção e transmissão de conhecimentos), Nancy de Souza e Silva, mais conhecida como vovó Cici.
Leia também:
Na fábula "Deu a Louca na Bicharada", Ricardo Ishmael conta a história de Dudu, um menino negro vítima de bullying, e a sua relação com os “bichos falantes” que vivem no sítio da Vovó Celina. São esses animais, entre eles a gatinha Lili, o cachorro Totó, o galo Garnizé e o papagaio Língua Solta que vão mostrar a Dudu que não há nada de errado com ele.
Na contracapa da obra há textos assinados pela jornalista e influenciadora Maíra Azevedo, a Tia Má, e pelos atores César Melo e Sulivã Bispo, que nos convidam a refletir sobre a relação entre bullying e racismo.
A atual edição da festa literária começou na última quinta-feira (10), no Centro de Convenções Salvador. No último sábado (12), mais de 20 mil pessoas foram ao evento. Nomes como Djamila Ribeiro, Ivete Sangalo, Lázaro Ramos, Gilberto Gil, Clara Alves e Ana Maria Gonçalves.
A programação da Bienal foi montada para todos os públicos e traz três diferentes espaços: o Café Literário, a Arena Jovem e o Espaço Infantil. Além de contar também com com lançamentos de livros, sessões de autógrafos e contações de histórias para agradar leitores de todas as idades.
Ancestralidade feminina
Em entrevista para o iBahia, Djamila Ribeiro falou sobre a importância de retratar a ancestralidade na Bienal e contou sobre a primeira participação no evento.
“E eu fico muito feliz de ser a primeira vez na Bienal e para falar do meu último livro, o “Cartaz Para Minha Avó” que é um livro que tenho muito carinho e que eu acho que é importante falar dessa ancestralidade feminina e de ter oportunidade de dialogar com o público sobre ele”, completou Djamila Ribeiro.
Veja a programação abaixo:
Café Literário
Terça-feira, 15/11
Tema: Rever um país
Horário: 16h
Convidados: Carla Akotirene, Giovana Xavier, Ynaê Lopes Coelho
Mediadora: Milena Britto
Tema: Letras & música
Horário: 19h
Convidados: Karina Buhr
Arena Jovem
Terça-feira, 15 de novembro
Tema: Vida: modos de contar
Horário: 11h
Convidados: Carol Pires, Chico Felitti
Mediador: Schneider Carpeggiani
Tema: O que faz bater mais rápido seu coração?
Horário: 15h
Convidados: Thalita Rebouças, Pedro Rhuas
Mediador: Felipe Cabral
Tema: Como um clube de leitura pode melhorar sua vida
Horário: 17h
Convidados: Lissa Kay Adams
Mediador: Fini Georgakopoulos
Espaço Infantil
Terça-feira, 15/11
Horário: 10h
Tema: Era Uma Vez
Convidados: Sálua Chequer e Igor Trovoanova
Horário: 11h
Tema: Entre Páginas
Convidados: Antonio Miranda e Enéas Guerra
Horário: 14:30h
Tema: Entre Páginas
Convidados: Ricardo Ismael part. Vovó Cidi
Horário: 18:30h
Tema: Histórias em Cena
Convidados: Coletivo Duo
Leia mais sobre Bienal do Livro Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!