A escritora da Ruanda, Scholastique Mukasonga, é uma das convidadas internacionais da Bienal do Livro Bahia 2024, juntamente com o autor iran-americano Abdi Nazemian. A escritora estará no evento no dia 27 de abril para apresentar o painel "Entre Afetos e Lutas". O trabalho de Scholastique Mukasonga tem sido bastante reconhecido ao redor do mundo por oferecer relatos intimistas da experiência do colonialismo em seu país.
A história de Scholastique Mukasonga
Scholastique nasceu em 1956 e vem do grupo étnico Tutsi. Ela é autora de 21 livros e atualmente está erradicada na França. Seus relatos de conflitos étnicos que vitimizaram parte de sua família chamaram atenção do mundo. O grupo Tutsi tinha pouquíssimo acesso à educação formal, com somente 10% das vagas escolares destinadas a eles.
Ainda criança, ela foi aprovada num liceu católico de prestígio e mudou com sua família pra a cidade vizinha de Quiguali. Scholastique não parou seus estudos e pretendia voltar à Ruanda como Assistente Social, para ajudar seus conterrâneos, mas devido aos conflitos no país, não pôde realizar o sonho.
Leia também:
Em 1992, Scholastique perdeu 32 membros de sua família em um massacre no país. Sua obra mistura oralidade, relatos e ficção, que chamam principalmente a atenção por oferecer um convite a analisar o conceito de humanidade
A Bienal do Livro Bahia 2024
A Bienal do Livro Bahia 2024 acontece no Centro de Convenções de Salvador, entre os dias 26 de abril e 1º de maio. Os ingressos para o evento estão disponíveis para a venda na plataforma Sympla, e os valores vão de R$ 15,00 à R$ 30,00. Crianças de até 1 metro de altura não pagam, e idosos, pessoas com deficiência e estudantes têm direito à meia-entrada.
Helena Pamponet Vilaboim
Helena Pamponet Vilaboim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!