No primeiro dia de prova do vestibular 2018 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o índice de comparecimento foi maior que nas provas anteriores: 34.366 candidatos participaram, número que corresponde a 82,2% dos inscritos confirmados. Nessa edição, o índice de abstenção registrado foi de 17,8% (7.457), menor que em 2016 (25,3%) e em 2017.2 (29,7%).
As provas estão sendo aplicadas em 24 locais em Salvador e em 66 no interior do estado, nas 24 cidades onde a universidade possui campus. Nesta edição do vestibular, constam duas novas opções de cursos: Teatro (Senhor do Bonfim) e Engenharia de Minas (Caetité).
Os candidatos tiveram 4h30 para concluir as provas do primeiro dia e só puderam deixar os locais após 2 horas de exame. Neste domingo (17) foram aplicados os exames de Língua Portuguesa (incluindo Literatura Brasileira), Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês), Ciências Humanas (História, Geografia e Atualidades) e Redação.
A estudante Brenda Aguiar, 17 anos, avaliou o exame positivamente. “A parte mais difícil foi lembrar de dados específicos das Ciências Humanas, como o que aconteceu na ditadura no dia 30 de novembro de 64. Linguagens, achei mais fácil, era só lembrar das histórias dos livros. E gostei do tema da redação”, conta a candidata ao curso de Ciências Sociais.
Redação
O tema proposto para a redação foi “Evolução do mundo do trabalho: avanço ou retrocesso?”. A professora de redação Regina Luz achou a proposta interessante. “Considero o tema atual, eu o discuti com meus alunos em sala e gostei também de ter uma pergunta no final. Isso dá ao estudante uma possibilidade maior de assumir uma tese”, explica.
A professora do Curso Luz de redação acredita, no entanto, que a palavra ”evolução” não foi bem empregada. “Quando é proposto 'evolução no mundo do trabalho' já traz um encaminhamento da tese. A palavra ‘evolução’ sugere que o aluno diga que é um avanço”, diz.
Rozana Pires, professora de redação dos colégios Anchieta e Vitória Régia, também fez a crítica. “O tema é interessante, eu esperava essa temática e até trabalhei com meus alunos. Mas, a proposta ficou um pouco dúbia, porque evolução nunca é um retrocesso”, argumenta.
A universidade informou que os gabaritos das provas dos dois dias do concurso só serão divulgados na próxima quarta-feira (20) por motivo de segurança. O resultado final deverá ser publicado a partir do dia 18 de janeiro.
Cursos mais concorridos
Em Salvador:
Medicina – 1º semestre (475 candidatos/vaga)
Medicina – 2º semestre (164 candidatos/vaga)
Direito (107 candidatos/vaga)
Nutrição (64 candidatos/vaga)
Fisioterapia (59 candidatos/vaga)
No interior do estado:
Medicina Veterinária, em Barreiras (41 candidatos/vaga)
Direito nos campi de Paulo Afonso (24 candidatos/vaga), Juazeiro (24 candidatos/vaga) e Jacobina (21 candidatos/vaga)
Enfermagem, em Guanambi (22 candidatos/vaga)
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!