icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Veículos de carga serão rastreados a partir de segunda (23)

Medida passa a funcionar na próxima segunda-feira (23)

foto autor

19/09/2013 às 9:51 • Atualizada em 27/08/2022 às 10:16 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
A partir da próxima segunda-feira (23) a Secretaria da Fazendao da Bahia (Sefaz) irá utilizar uma ferramenta destinada ao rastreamento automático de cargas e documentos fiscais eletrônicos de veículos de carga. O Brasil ID, Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias é realizado por interm´dio de um aparelho de radiofrequência. Ele entrará em funcioamento em formato piloto, no posto fiscal Benito Gama, em Vitória da Conquista.
Trata-se de uma iniciativa do Encontro de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat). Além da Bahia, o Brasil ID ainda está sendo implantado em mais 12 estados: Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco. Os equipamentos do programa incluem antena, computadores, sistema wireless e aparelhos específicos. Tudo foi instalado sem custo para esses estados e os recursos foram disponibilizados pela Empresa Brasileira de Planejamento e Logística (EPL), por meio da Agência Brasileira da Inovação (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Vantagens como a redução dos custos dos produtos e do transporte, diminuição de furto e roubo de cargas, garantia de procedência e autenticidade dos produtos e combate à falsificação e ao contrabando devem chegar com o Brasil ID. A próxima fase do projeto, prevista para novembro, é a de integração do sistema à área denominada back-office, que receberá informações via antenas. Quando o caminhão passar pelo fiscal e a antena idetificar o documento eletrônico, o sistema remeterá ao back-office, que irá se comunicar com um ambiente nacional de armazenamento de documentos fiscais, por exemplo.
Duas empresas irão utilizar o sistema de forma voluntária inicialmente: a Transportes Bertolini e a TA Transportadora Americana. Os caminhões irão circular com chips de identificação por Radiofrequência (RFID), que permitirão a identificação da mercadoria no sistema do posto fiscal.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia