Após audiência de conciliação terminar sem acordo, o Sindicato dos Rodoviários decidiram mandar a greve, iniciada na madrugada desta quarta-feira (23). A reunião, realizada na tarde desta quarta na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), contou com a presença de representantes dos trabalhadores e dos donos de empresas de transporte.
A justiça propôs um reajuste salarial de 2,2%, mas não houve consenso. Por não haver um acordo entre as partes, a situação irá para julgamento nesta segunda-feira (28).
Antes da paralisação ter sido decretada pelo sindicato, a Justiça havia determinado que 50% da frota deveria rodar nos horários de pico e 30% nos demais horários. Porém, neste primeiro dia de greve, nenhum ônibus saiu das garagens.
Em entrevista à TV Bahia, o Sindicato dos Rodoviários afirmou que a responsabilidade da ausência mínima de ônibus é dos donos das empresas que deveriam ter passado um lista dos linhas e nomes que deveriam circular.
O diretor de Relações Institucionais do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), Jorge Castro, afirmou que os trabalhodes que deveriam estar à frente deste serviço.
Opções alternativas
A Prefeitura diponibilizou, a partir desta quarta-feira, 800 veículos dentre micro-ônibus do Sistema de Transporte Especial Complementar (Stec), com tarifa no valor normal de R$3,70, e de quatro cooperativas metropolitanas, convidadas pela Prefeitura para atuar na cidade. Além disso, as vans do Transporte Escolar e do Transporte Turístico estão autorizadas a atender aos passageiros na cidade, com tarifa a ser acordada entre o serviço e os cidadãos.
Os veículos serão distribuídos pela Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) em 35 roteiros que atendem a seis principais corredores de transporte na cidade.
Áreas atendidas pelo esquema especial de transporte:
1) Subúrbio/Ribeira/Valéria: Avenida Suburbana, BA-528, Calçada, Comércio, San Maertin, BR-324, Retiro, Barros Reis, São Caetano e Fazenda Grande do Retiro, tendo como destinos finais Campo Grande, Barra e Iguatemi/Itaigara.
2) Boca da Mata/Cajazeiras/Cassange/Coração de Maria: Rótula da Feirinha, Águas Claras, Castelo Branco, BR-324, Estrada velha, Pau da Lima, São Marcos, São Rafael e Avenida Paralela, tendo como destino final Campo Grande, Barra e Iguatemi/Itaigara.
3) Mussurunga/São Cristóvão/Orla: São Cristóvão, Itapuã, Praia do Flamengo, Aeroporto, Boca do Rio, Piatã, Patamares, Pituba, Rio Vermelho, Vasco da Gama, Ondina e Centenário, tendo como destinos finais Lapa, Barra, Praça da Sé e Iguatemi.
4) Cabula: Jardim Santo Inácio, Mata escura, Sussuarana, Tancredo Neves, Narandiba, Saboeiro, Pernambués e Cabula VI, tendo como destinos finais Barroquinha, Campo Grande, Barra e Iguatemi/Itaigara.
5) Brotas/Centro: Luiz Anselmo, Cosme de Farias, Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Liberdade, Barbalho, IAPI, Santa Mônica, Pau Miúdo, Caixa D’Água e Pero Vaz, tendo como destinos finais Barroquinha, Campo Grande, Barra e Iguatemi/Itaigara.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!