Após a confirmação do primeiro caso da Varíola do Macacos em território baiano, nesta quarta-feira (13), a Secretária Municipal de Saúde (SMS) expediu orientações de como se proteger e ressaltou que ao aparecimento de qualquer sintoma um posto de saúde deve ser procurado. [Confira a lista de locais disponíveis ao final da matéria].
Apesar de não haver tratamento específico ou vacina para a varíola do macaco, a OMS afirma que a vacina para a varíola humana mostrou ser 85% eficaz para prevenir casos da doença. Recentemente, Estados Unidos, Alemanha e França anunciaram que irão implementar planos de vacinação como precaução.
Leia também:
O médico infectologista e professor da Escola Baiana de Medicina, Robson Reis, destaca que a prevenção é muito semelhante à da Covid-19, uma vez que é necessário evitar o contato com pessoas doentes. Além disso, a higienização correta das mãos e evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como talhares e copos, é importante. O uso de máscara, inclusive cirúrgicas, também ajuda na proteção.
Sobre a doença
Antes de tudo, vale lembrar que doença possui uma baixa letalidade e até o momento não existe registro de óbitos relacionados à doença pelo mundo.
A Moneypox, conhecida como varíola dos macacos, foi identificada pela primeira vez no ano de 1958 em um macaco. Casos com humanos só começaram a ser descobertos em 1970, após o consumo da carne de um animal infectado. Apesar do nome da doença, o mamífero não é transmissor, de acordo com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), os principais hospedeiros são roedores africanos.
A transmissão acontece pelo contato com humanos infectados, mas ainda não se sabe ao certo de que maneira. A OMS levanta a suspeita de que o vírus use o trato respiratório, olhos, nariz e boca como porta de entrada, sendo assim, medidas de prevenção como a da covid-19 podem ser úteis também nestes casos. Recentemente, Estados Unidos, Alemanha e França anunciaram que irão implementar planos de vacinação como precaução.
Após a confirmação de casos espalhados pelo mundo, muitas suspeitas foram levantadas, dentre elas a de que a doença seria sexualmente transmissível, já que neste ano algumas confirmações foram detectadas entre homens que mantiveram relações homossexuais. Atualmente a OMS descarta o estigma e alerta que qualquer contato próximo pode resultar em uma infecção.
Pontos de atendimento
A orientação principal da SMS é de que, ao apresentar qualquer sintoma, o paciente deve procurar atendimentos em postos de saúde da capital. Confira a lista de locais disponíveis para atendimento nos sete dias da semana, inclusive feriados, em regime 24 horas:
- UPA Santo Antônio (Roma)
- UPA San Martin
- UPA Barris
- UPA Paripe
- UPA Periperi
- UPA Valéria
- UPA Brotas
- UPA Parque São Cristóvão
- UPA Pirajá/Santo Inácio
- UPA Itapuã
- PA Orlando Imbassahy (Bairro da Paz)
- PA Alfredo Bureau (Marback)
- PA Edson Teixeira (Pernambués)
- PA Rodrigo Argolo (Tancredo Neves)
- PA São Marcos
- PA Maria Conceição Imbassahy (Pau Miúdo)
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!