Um meteorito é a causa mais provável do tremor que assustou o Estado no último domingo, segundo informa a professora do Departamento de Geologia da Universidade Federal da Bahia, Débora Rios. A liberação de energia decorrida da explosão do corpo celeste teria feito o chão, portas e janelas balançarem em cidades como Salvador, Itaparica, Sapeaçu, Santo Antônio de Jesus e Lauro de Freitas.
“Os indicativos são grandes de que tenha sido a entrada de uma rocha espacial, um corpo extraterrestre. Eu já tenho relato de pessoas, principalmente de surfistas, da entrada da bola de fogo e que testemunharam a explosão no ar. Quando eu tenho uma explosão no ar eu tenho um deslocamento de uma massa de ar, uma onda de choque, que foi o que fez as janelas tremerem”, disse Débora.
Todos os dias, corpos celestes tentam atravessar a atmosfera, mas geralmente explodem antes de chegarem a uma altura em que a sua passagem seja visível. A professora dá como exemplo as estrelas cadentes, que são justamente essa bola de fogo resultante da explosão.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade