icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Reivindicação

Professores da rede estadual aprovam paralisação em assembleia na BA

Suspensão das atividades começa na quinta-feira (17) e continuará até a votação da PL dos Precatórios

foto autor

Redação iBahia

16/08/2023 às 19:42 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Professores da rede estadual aprovam paralisação em assembleia na BA
Foto: Divulgação/APLB

Os professores da rede estadual de ensino da Bahia aprovaram, por unanimidade, a paralisação das atividades até a votação da PL dos Precatórios. Encontro aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador, nesta quarta-feira (16).

Assembleias regionais também foram realizadas em cidades do interior e a decisão pela paralisação também foi aprovada. Os profissionais da educação exigem a inclusão dos juros e correção monetária no Projeto de Lei Nº 25.028/2023, que regulamenta o pagamento da 2° Parcela do Precatórios do FUNDEF.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

A PL foi enviada pelo governo da Bahia à Assembleia Legislativa da Bahia, na última terça-feira (15), com pedido de urgência para ser votado. Entretanto, o material não prevê o pagamento de juros e a correção.

“Esse projeto de lei não contempla a categoria! Não vamos permitir um calote contra os profissionais em educação! Não há perdão de juros em nada que pagamos, porque temos que perdoar quando vamos receber? É direito e nós vamos seguir em frente na luta pela inclusão dos juros e correção monetária”, afirma Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB-Sindicato.

O sindicato dos professores construiu uma sugestão de emenda ao PL, que regulamenta o repasse dos recursos aos professores da Bahia e inclui o pagamento de juros e mora dos precatórios.

“São mais de 10 anos de luta para receber os precatórios. Quando transferiu a primeira parcela, o governador deixou de pagar R$ 900 milhões de juros e agora quer cometer o mesmo erro. É inaceitável. Queremos nosso dinheiro com a devida correção”, pontua Rui Oliveira.

Em nota, o governo do estado afirmou que o pagamento de precatórios obedece critérios estabelecidos na legislação e está amparado pela Procuradoria Geral do Estado. A previsão é de que a PL seja votada na próxima terça-feira (22).

O calendário de mobilização da APLB prevê uma série de ações de protesto. São elas:

  • Quinta-feira (17) – Blitz com os deputados, na ALBA, às 10h;
  • Sexta-feira (18) – Caminhada do Largo Irmã Dulce até a Igreja do Bonfim, às 9h;
  • Segunda ( 21 ) – Passeata no Campo Grande, às 9h.
Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Bahia