Fotos: Divulgação
Os Institutos Feira Preta e Alok, em parceria com a cerveja Black Princess, divulgaram nesta quinta-feira (10) as empreendedoras selecionadas para o Programa 'Pretas Potências'. Ao todo, 20 negócios de mulheres negras e indígenas, de 11 estados (São Paulo, Rio De Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Santa Catarina, Amazonas, Roraima, Rio Grande do Norte, Maranhão e Distrito Federal) irão receber o apoio financeiro da iniciativa por meio de um aporte de R$ 20 mil, além de mentoria e aceleração digital.
Na Bahia, Ianca de Oliveira e Letícia Menezes foram selecionadas. Ambas assumem negócios na área de mídias e cultura. De acordo com informações de Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta e CEO da PretaHub, o objetivo da iniciativa é destacar cada vez mais a potência de jovens mulheres negras empreendedoras, que possuem negócios em regiões de baixa mobilidade social.
“É uma grande alegria poder fomentar esses empreendimentos, para fortalecer e impulsionar as trajetórias profissionais e pessoais de suas fundadoras, contribuindo para ampliar sua renda e seu impacto na sociedade”, diz.
A curadoria dos nomes selecionados passou por três fases e contou com a participação de quatro especialistas de diferentes áreas. São elas: Akin Abaz (tecnologia), Vera Santana (cultura), Rayanne Lima (Design e Fabricação Digital) e Magali Moraes (Novas mídias).
A partir do mês de abril, as selecionadas iniciam o processo de mentoria de 3 meses, em uma comunidade de aprendizado online. Elas também passarão pelo processo de aceleração digital do negócio e terão a oportunidade de conexão com uma rede de parcerias com mulheres negras empreendedoras.
Confira a lista completa de selecionadas:
- Ianca Santos de Oliveira - BA
- Ana Lucia Montel da Silva - RR
- Maria Ferreira da Conceição - ES
- Mariana de Paula Santos - RJ
- Mayara Virginia Feitosa Rodrigues - DF
- Marleyse Morais Silveira Viana - SP
- Sarah Esli de Lima Souza - RN
- Andreza Delgado Silva - SP
- Jenny Mattys Batista Rodrigues - ES
- Jéssica Gonzaga Napoleão Valois - AM
- Kaynara Andresa Silva Paixão - MA
- Chrislanne Michelle Silva de Freitas -PB
- Letícia de Oliveira Menezes - BA
- Suellen Marques Fernandes - SP
- Dandara Maria Martins Fonseca - SP
- Flaviana Alves Santos - MA
- Thuanny Bruno Rodrigues Paes - SC
- Nathalya Victoria Lima dos Santos - SP
- Élida de Aquino Batista - RJ
- Victoria Santana de Souza - RJ
Confira o currículo das baianas selecionadas :
- Ianca Santos de Oliveira
Ianca é bacharelanda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Participa do grupo de Pesquisa e Extensão em Arte, Imagem e Visualidades da Cena - (VISU) da UFRB. Foi membro do Programa de Educação Tutorial PET - Cinema entre os anos de 2018 a 2021. Em 2019, trabalhou na curadoria do CINE VIRADA (Festival de Cinema Universitário). CEO na Pavio Curto Produções, onde desenvolveu o projeto “1 FILME POR MÊS"" durante a pandemia do COVID- 19. Foi bolsista no processo de mentoria do curso “Luz para a Cena” realizando a obra performática CAMUFLADA (2021) no projeto IluMINA! da Dimenti Produções. Atualmente atua como diretora, performer, montadora, roteirista, produtora e videomaker em produções acadêmicas e independentes.
- Letícia de Oliveira Menezes
Letícia Menezes, na capoeira: a Flor de Liz. A flor que cresce em lugares que não são "propícias" para ela. Filha de Márcia e Wilson. Soteropolitana nascida e criada na favela de Cosme de Farias. 23 anos. Bacharela Interdisciplinar em Humanidades, estudante de Pedagogia e mestranda em educação (UFBA). Produtora Cultural; Diretora de Arte, Idealizadora e matrigestora do Olabisi - Laboratório Criativo
Leia mais sobre Empreendedorismo no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!