icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Prefeitura de Lauro de Freitas detalha contratação de baianos resgatados no RS

Trabalhadores resgatados vão preencher vagas da rede Carrefour e Parque Shopping da Bahia

foto autor

Redação iBahia

06/03/2023 às 20:27 • Atualizada em 06/03/2023 às 21:58 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Prefeitura de Lauro de Freitas detalha contratação de baianos resgatados no RS
Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação

A prefeitura de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, anunciou no último domingo (5) que parte dos baianos que foram resgatados no Rio Grande do Sul em situação análoga à escravidão será contratada por empresas da cidade.

Em coletiva de imprensa, a prefeita do município Moema Gramacho deu detalhes do trabalho que os profissionais irão exercer.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

“Ao tomarmos conhecimento do fato, fizemos o recebimento dos dez trabalhadores pelo Núcleo Municipal de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes (NETP), com acolhimento e garantias de direito junto ao Estado. Além do acolhimento de saúde, odontológico e social, imediatamente buscamos a reinserção deles no mercado de trabalho, com a parceria da rede Carrefour e do Parque Shopping Bahia”, disse.

Segundo a gestora municipal, os dez trabalhadores resgatados já começam a passar pelo processo de contratação das empresas a partir desta terça-feira (7). Os perfis dos trabalhadores foram passados para a rede Carrefour e Parque Shopping da Bahia, por meio de uma articulação da Secretaria Municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel). Ambos empregadores vão absorver e designar os trabalhadores em funções correspondentes.

Além disso, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc) vaid siponibilizar bolsa aluguel aos trabalhadores que necessitam de moradia. Também será dado acompanhamento psicológico na rede municipal de Saúde, tratamntos ondontológicos e realização de consultas e exames.

Para além da garantia de novos empregos aos trabalhadores de Lauro de Freitas, a prefeita Moema Gramacho afirmou que mantém diálogo com as empresas, para ampliarem vagas a outros trabalhadores resgatados da Bahia.

Acolhimento NETP

O Núcleo Municipal de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes de Lauro de Freitas fará acompanhamento permanente dos dez trabalhadores resgatados de forma transversal com as secretarias do município e em conjunto com órgãos do Estado, como afirmou o coordenador do NETP Gláucio Moraes.

“Assim que tivemos a informação do caso nos organizamos para fazer o recebimento, triagem e identificação dos trabalhadores do município. Estamos fazendo o acompanhamento com todos os direitos. Vale destacar que sete trabalhadores foram diagnosticados com tuberculose, devido a situação em que se encontravam, e já estão sendo atendidos pela Secretaria de Saúde”, relatou.

Em relação a segurança e proteção dos trabalhadores, a Prefeitura vai atuar em parceria com a justiça do trabalho, polícia civil e militar. Todos os resgatados foram cadastrados e estão sendo acompanhados pelos órgãos de segurança. “O Estado é responsável por essa questão, mas estamos dialogando para ver de qual forma também podemos contribuir”, disse a prefeita Moema Gramacho.

A coletiva de imprensa contou ainda com a presença de Deize Marize, secretária Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (Sepadhir), e Augusto Cesar Pereira, secretário Municipal de Saúde (Sesa).

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia