A pneumonia foi a maior causa da morte de de crianças entre 1 e 4 anos na Bahia, em 2022. Em comparação a 2021, o número de óbitos cresceu quase 500%. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
Mais de 400 crianças com essa faixa etária morreram na Bahia, a maioria delas em decorrência de pneumonias. A pneumonia é uma doença mortal que se instala nos pulmões a partir de infecções provocadas por bactérias vírus ou outros microrganismos.
Leia também:
Para evitar contrair a doença é necessário proteger as crianças de diferentes doenças que podem originar a pneumonia. Nesse sentido, é preciso vacinar as crianças contra gripe e Covid-19, que podem originar a doença.
Todas essas vacinas estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação de crianças com o calendário básico de vacinação contribui para o desenvolvimento do sistema imunológico, e consequentemente evita infecções.
Para especialistas, a pandemia é responsável por esse aumento. As crianças ficaram muito em casa e seu sistema imunológico não foi ativado. Além disso, a cobertura vacinal contra a influenza nesse período também não foi como deveria ter sido.
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!