O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou neste sábado (9) que o piloto do monomotor de matrícula PP-ZJA, que caiu no último sábado (2) e resultou na morte de três pessoas, na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, perdeu o controle da direção do voo, e consequentemente, a aeronave caiu.
O Cenipa salientou que as investigações realizadas pelo órgão "não buscam o estabelecimento de culpa ou responsabilidade, tampouco se dispõem a comprovar qualquer causa provável de um acidente, mas elaboram hipóteses que permitem entender as circunstâncias que podem ter culminado na ocorrência".
Leia também:
O Cenipa informou ainda que a conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo da complexidade da ocorrência, e ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.
A queda do avião provocou a morte dos pilotos Lucas Borba Santana e Matheus Bransford, além do pai de Matheus, Jackson Bomfim. Os corpos deles foram sepultados na segunda-feira (4), nas cidades de Ilhéus e Vitória da Conquista, no sul e sudoeste do estado, respectivamente.
Queda do avião
O avião caiu em uma área de vegetação, de difícil acesso, na região da Associação Barreirense de Aviação (ABA), a 6 km do centro de Barreiras. No local, são feitos reparos de aeronaves, mas ainda não foi confirmado se o avião passava por algum tipo de conserto ou manutenção.
No sábado (2), a aeronave decolou e ficou menos de 30 minutos no ar. A queda ocorreu apenas 1 km de distância do ponto de decolagem.
O acidente é investigado pela Polícia Civil de Barreiras e o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II), órgão regional doCentro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que foi acionado para apurar a ocorrência.
Gabriela Braga
Gabriela Braga
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!