icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

PF cumpre mandado de busca e apreensão na Bahia em 2ª fase de operação contra terrorismo em escolas

Ação policial começou em outubro do ano passado, em Barreiras, após atentado que terminou com jovem cadeirante morta dentro de colégio

foto autor

Redação iBahia

02/03/2023 às 12:43 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					PF cumpre mandado de busca e apreensão na Bahia em 2ª fase de operação contra terrorismo em escolas
Foto: Divulgação / PF

A Polícia Federal deflagrou a terceira fase da Operação Apokrypha, que visa à repressão de atos preparatórios de terrorismo, praticado por meio de perfis anônimos nas redes sociais, com o objetivo de causar terror e proferir ameaças direcionadas à comunidade escolar do município de Barreiras, no oeste da Bahia.

A investigação foi iniciada em razão de uma denúncia formulada por um cidadão, na Delegacia de Polícia Federal de Barreiras, noticiando diversas conversas postadas em redes sociais, sobre o planejamento de um atentado que seria realizado em diversas escolas do município.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Nas primeiras fases da operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências de suspeitos. Nessa nova etapa, novos perfis envolvidos nos delitos foram identificados, sendo cumprido um mandado de Busca e Apreensão. Busca-se a colheita de provas sobre outros envolvidos, bem como a prevenção de futuros atentados. De acordo com a PF, as investigações seguem em segredo de Justiça.

Assassinato de aluna


				
					PF cumpre mandado de busca e apreensão na Bahia em 2ª fase de operação contra terrorismo em escolas
Foto: Divulgação / PM

Uma estudante, que é também cadeirante, morreu na manhã do dia 26 de setembro do ano passado, durante um ataque à Colégio Municipal Eurides Sant’Anna, localizado no bairro São Pedro, na cidade de Barreiras, oeste da Bahia. De acordo com informações da TV Bahia e da Polícia Militar, os alunos estavam na instituição quando um jovem de 14 anos, entrou pulando o muro e na sequência deu início aos disparos. Ele ainda estava com duas facas.

Há registros de correria e confusão. Geane da Silva Brito, de 19 anos, não conseguiu fugir e foi atingida com um tiro e também a golpes de arma branca. O atirador, de identidade não revelada, também foi baleado por uma terceira pessoa, não identificada.

Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral do Oeste, onde passa por uma cirurgia. A motivação do crime segue em investigação. O adolescente permanecerá no hospital sob custódia.

Dentro da escola foram encontrados um revólver calibre 38, duas armas brancas e aparentemente uma bomba caseira. Guarnições da 84ª CIPM e da Companhia Independente de Policiamento Tático/ Rondesp Oeste isolaram a área. Pais e parentes dos estudantes ocuparam à frente da escola em busca de mais informações.

O material foi apresentado na 11ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin), que investigará o caso. Informações preliminares colhidas no local do crime pela equipe da TV Oeste, afilida da TV Bahia, apontam que o atirador era matriculado no colégio, mas não estava frequentando as aulas. Não há informações desde quando ele estava ausente das atividades escolares.

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia