A Petrobras comemorou 70 anos com evento na noite desta sexta-feira (6), na Casa Baluarte, bairro de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. A celebração contou com a presença de diretores e demais funcionários da empresa, além de políticos que prestigiaram o momento de comemoração.
A escolha da Bahia para sediar o evento de comemoração das sete décadas foi tomada pela simbologia do lugar, já que no estado foi encontrado o petróleo pela primeira vez no Brasil, mais precisamente no bairro do Lobato, na capital baiana.
Leia também:
Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética da Petrobras, que coordena atividades de descarbonização, mudanças climáticas e novas tecnologias, falou sobre a importância dessa transformação a longo prazo.
"O petróleo ainda vai durar um tempo, mas mesmo quando ele acabar a Petrobras vai existir e ela, para isso, precisa se reinventar a cada momento, ela tem que construir esse futuro. Como é que ela constrói esse futuro? É se estruturando, diversificando os seus produtos", explicou em conversa com a imprensa no evento.
"Então a gente, durante muito tempo, nossa receita ainda vai advir do Petróleo, mas vai ganhar peso essas atividades menos impactantes do ponto de vista de emissões do gás carbônico", seguiu.
"A Petrobras está vindo com uma aposta de construir esse futuro mais sustentável para a empresa e a renda que a gente obtém hoje, parte dela vai ser utilizada justamente para a gente avançar nessas energias de baixo carbono. A gente está agora tentando no presente obter o melhor retorno possível, mas ao mesmo tempo olhando para o futuro e tentando construir uma empresa que resista a essa transição que vai ocorrer", finalizou.
O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, também esteve no evento da Petrobras e falou sobre a importância da empresa para o estado, tanto do ponto de vista econômico, quanto pela história com o lugar.
"A Petrobras tem um papel fundamental, são 70 anos de história, de luta, de dedicação, de transformação, de informatização e tecnologia da cultura, e aqui hoje representando o governador Jerônimo Rodrigues, tem uma frase de Jerônimo que é muito interessante, 'A gente só pode falar em crescimento econômico, desenvolvimento econômico, se a gente trouxer três aspectos: sustentabilidade, políticas inclusivas e se nós gerarmos emprego e renda'", afirmou em entrevista aos jornalistas.
O evento ainda contou com apresentação do ator Jorge Washington, do Bando de Teatro Olodum, além de Lazzo Matumbi cantando o hino nacional e o Balé Folclórico da Bahia fazendo uma performance especial.
Lucas Mascarenhas
Lucas Mascarenhas
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!