O professor Maurício Barreto e a Faculdade de Medicina da Bahia da Ufba receberam medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico, na última quarta-feira (12). A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, com a entrega feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Ciência, Tecnologia e Informação, Luciana Santos.
Criada em 1993, a Ordem Nacional do Mérito Científico presta uma homenagem a "personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Ciência, à Tecnologia e à Inovação".
Leia também:
Maurício Barreto foi homenageado na classe de comendador, em reconhecimento a seu trabalho e contribuições no campo da epidemiologia. A trajetória do pesquisador é marcada a pela militância na defesa da Reforma Sanitária Brasileira e do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi também um dos principais articuladores no processo de criação do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, fundado em 1994.
O professor é médico, com mestrado em Saúde Comunitária (Ufba) e doutorado em epidemiologia (1987) pela Universidade de Londres, na Inglaterra. Além disso, é pesquisador I-A do CNPq, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva (ISC-UFBA).
Também é pesquisador sênior do Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz- Bahia). Publicou mais de 430 trabalhos em revistas científicos, mais de 40 monografias e capítulos de livros. Em 2007, foi nomeado um dos 100 autores mais relevantes na lista Hot 100 Authors da editora BiomedCentral.
Já a Faculdade de Medicina da Ufba, a primeira escola de nível superior no Brasil e a primeira de Medicina no país, também foi homenageada. O diretor Luis Fernando Fernandes Adan recebeu a condecoração em nome da instituição. Para ele, a Faculdade foi agraciada com a Ordem Nacional do Mérito Científico em razão “dos relevantes serviços, na área da ciência e educação, prestados ao país”.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!