O óleo cru derramado na costa do Nordeste voltou a atingir o arquipélago de Abrolhos, na Bahia, santuário de baleias jubarte e de espécies raríssimas de corais, extremamente sensíveis ao material tóxico. Segundo o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), o petróleo atingiu a ilha de Santa Bárbara neste sábado, e os fragmentos já foram recolhidos por equipes da Marinha. O óleo também segue avançando na direção Sul, e mais uma praia do Espírito Santo foi atingida.
O GAA não detalhou a quantidade de material retirada do Parque Nacional Marinho de Abrolhos. A visitação ao arquipélago chegou a ser suspensa no último domingo para minimizar riscos à saúde dos visitantes, mas voltou a ser autorizada na sexta-feira.
Depois de atingir a praia do Guriri, em São Mateus (ES), a primeira do Sudeste a ser afetada, o óleo chegou à praia das Pedras, no mesmo município. Em coletiva de imprensa neste sábado, o comandante da Capitania dos Portos, Silvio Pereira, reconheceu que o petróleo deve seguir avançando na direção Sul.
— Continuamos monitorando, continuamos acompanhando. Como a corrente dessa região segue para o Sul, é previsível que essa mancha continue a se deslocar, como temos acompanhado, com menos intensidade — declarou o comandante.
Na manhã deste domingo, dois navios da Marinha atracarão Porto de Suape, em Pernambuco, com cerca de 600 fuzileiros navais e mergulhadores que receberam treinamento da Petrobras e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para lidarem com a limpeza do óleo em diferentes ambientes, como praias, mangues, estuários e arrecifes.
Em Porto Seguro (BA), a Petrobras também promoveu iniciativa de capacitação de militares da Marinha, junto a servidores do Ibama, da Defesa Civil e da Polícia Militar do estado da Bahia, bem como das Secretarias de Meio Ambiente de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte e associações de pescadores e voluntários.
Ainda de acordo com o GAA, os treinamentos devem ser estendidos para outros estados, como Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Ceará. Segundo a última atualização do Ibama, 427 localidades foram afetadas em 105 municípios distribuídos por dez estados, incluindo todos os nove da região Nordeste.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade