icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Novo secretariado do Governo da Bahia toma posse nesta terça-feira (3)

Cerimônia acontece em uma tenda instalada na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), localizada no Centro Administrativo

foto autor

Redação iBahia

03/01/2023 às 7:55 • Atualizada em 03/01/2023 às 15:05 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Novo secretariado do Governo da Bahia toma posse nesta terça-feira (3)
Foto: Reprodução / TV Bahia

Os novos secretários e secretárias do Governo da Bahia serão empossados, na manhã desta terça-feira (3), em Salvador. A cerimônia acontece em uma tenda instalada na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), localizada no Centro Administrativo do estado.

Na prática, o novo secretariado possui 17 homens e 8 mulheres. Destes 17 pertencem a partidos políticos - 7 do PT, 2 do MDB, 2 do PC do B, 2 do PSD, 1 do PSB, 1 do PV e 1 do Avante. Os outros 9, que não possuem ligação partidária, foram indicados pela base aliada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:


				
					Novo secretariado do Governo da Bahia toma posse nesta terça-feira (3)
Foto: Reprodução / TV Bahia

Quem é quem?

  • Secretaria da Administração: Edelvino Góes

Titular da Secretaria da Administração (Saeb) desde agosto de 2013, Edelvino Góes é graduado e mestrado em Economia pela (UFBA) e professor universitário. Ingressou no serviço público federal em 1995 como economista da SUDENE, onde assumiu funções de chefia e coordenação tanto na sede, em Recife, quanto no Escritório Regional em Salvador.

Teve uma passagem no Ministério da Fazenda em 2001 e foi aprovado, em novo concurso público, para desempenho do cargo de analista do IBGE a partir de 2002. Em 2006 foi cedido ao Tribunal de Justiça da Bahia para exercício da função de Chefe de Gabinete do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (IPRAJ) – autarquia responsável pelas questões de patrimônio, orçamento, logística e administração do Poder Judiciário no Estado da Bahia.

Em Janeiro de 2007, foi cedido ao Governo do Estado da Bahia, para assumir o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria da Administração do Estado da Bahia.

  • Secretaria do Planejamento: Cláudio Peixoto

Bacharel em Administração Pública pelo Centro Universitário de Brasília, Cláudio Peixoto possui especialização em Finanças Públicas pela UFBA e tem ampla experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Planejamento Governamental e Orçamento Público.

Na Seplan, exerceu o cargo de Superintendente de Orçamento Público, unidade sistêmica vinculada à estrutura da Secretaria. No intervalo de 2015 a 2019, foi nomeado para o cargo de Chefe de Gabinete da Seplan.

Atualmente é Secretário do Planejamento em exercício, cumprindo cumulativamente a função de Chefe de Gabinete da Seplan.

  • Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação: André Joazeiro

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ, André Joazeiro é secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação desde julho deste ano.

Exerceu a função de professor de Pós-graduação na Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e coordenou o planejamento do projeto do Parque Tecnológico da Bahia na Fundação CERTI.

No serviço público, tem passagem pela própria Secti, como pesquisador, e na antiga Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (atual SDE), nas funções de Chefe de Gabinete, Superintendente e Assessor Especial.

  • Secretaria de Segurança Pública: Marcelo Werner

Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Marcelo Werner é delegado da Polícia Federal (PF) e acumula uma série de experiências em cargos de gestão na instituição.

Em sua carreira na Polícia Federal, realizou cursos e formações complementares e, atualmente, também é professor de armamento e tiro da PF e operador do Grupo de Pronta Intervenção.

Desde maio deste ano, Marcelo Werner exerce o cargo de delegado regional de investigação e combate ao crime organizado da Superintendência da Polícia Federal na Bahia.

  • Chefia de Gabinete do Governador: Adolpho Loyola

Membro do Grupo de Transição Governamental, Adolpho Loyola foi um dos coordenadores da campanha do governador Jerônimo Rodrigues e é dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT), onde atualmente exerce o cargo de secretário de Comunicação.

Adolpho foi Assessor Especial da Casa Civil da Presidência da República; Diretor de Fiscalização e Outorga do Ministério das Comunicações; Coordenador Executivo da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS); e Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa da Bahia. Agora assumirá a Chefia de Gabinete do Governo da Bahia.

  • Casa Civil: Afonso Florence

Afonso Florence é Deputado Federal pelo Partido dos Trabalhadores e ex-ministro de Desenvolvimento Agrário na gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff.

Coordenador do Programa de Governo na campanha de Jaques Wagner ao Governo do Estado, em 2006, Florence assumiu a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) no primeiro mandato do ex-governador. Será o secretário da Casa Civil!.

  • Secretaria de Relações Institucionais: Luiz Caetano

Assumiu em maio de 2021. Formado em Farmácia Bioquímica pela UFBA, foi vereador e três vezes prefeito da cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Também foi presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), deputado estadual e deputado federal.

  • Secretaria de Comunicação Social: André Curvello

Com passagem por agências de publicidade, rádio, assessoria de imprensa, televisão, jornal impresso e experiências em cargos públicos, André Curvello foi redator publicitário, Chefe da Sucursal do jornal A Tarde e Secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Feira de Santana

Foi Secretário de Comunicação Social do Município de Salvador, trabalhou como repórter, editor e produtor em rádio, jornal e televisão. Coordenou diversas campanhas eleitorais majoritárias e outras na área Política.

É secretário de Comunicação do Estado da Bahia desde 2015, após coordenar a comunicação da campanha do então candidato ao Governo do Estado pelo PT, Rui Costa, em 2014.

  • Secretaria de Saúde: Roberta Santana

Roberta Santana ocupa funções estratégicas de gestão no Governo do Estado desde 2007. Nos últimos 16 anos, foi assessora de planejamento e gestão da Embasa e da CERB); diretora-geral da Sedur; coordenadora da presidência da Conder; diretora-geral da Secretaria Estadual da Educação (SEC) e, por fim, diretora-geral da Sesab, cargo que exerceu antes de assumir a Chefia de Gabinete da pasta.

Graduada em Administração pela UEFS e mestre em Administração Estratégica (UNIFACS), Roberta Santana é especializada na área de Administração Pública, com ênfase em Planejamento e Gestão Estratégica.

  • Secretaria de Educação: Adélia Pinheiro

Adélia Pinheiro foi Reitora por duas gestões consecutivas na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professora concursada da instituição, localizada em Ilhéus, desde 1990. Secretária estadual da Saúde (Sesab) do Governo do Estado desde fevereiro de 2022, ela também foi titular da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti).

Graduada em Medicina pela UFBa, Adélia é mestre em Saúde Coletiva pela mesma instituição e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).

  • Secretaria de Justiça e Direitos Humanos: Felipe Freitas

Felipe Freitas é Doutor e mestre em Direito pela Universidade de Brasília e pesquisador na área de direito, violência e política. É professor colaborador do mestrado profissional em segurança pública da Universidade Federal da Bahia e professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

No Governo do Estado, Felipe Freitas atuou como assessor técnico na área de igualdade racial e políticas públicas de juventude. Formado em direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), ele também acumula experiências na esfera federal, onde foi coordenador nacional do Plano de Prevenção à Violência contra Juventude Negra do Governo Federal (2012 – 2014), Secretário Executivo do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República e assessor parlamentar na Câmara dos Deputados no mandato do deputado federal Luiz Alberto (PT/BA).

Como consultor, acumula muitas atuações na Organização das Nações Unidas. Também foi o responsável pela elaboração da Matriz Nacional de Formação dos Servidores(as) Penais. Trabalhou junto ao Centro de Formação Jurídica e Judiciária do Governo de Moçambique e desde 2010, atua na área de pesquisa do Observatório Direitos Humanos, Crise e Covid-19 que reúne dezenas de organizações da sociedade civil brasileira.

  • Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social: Fabya Reis

Graduada em Administração, com foco nas dinâmicas do terceiro setor, Fabya Reis iniciou sua vida pública aos 17 anos no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e atuou durante 13 anos na organização de projetos de formação de lideranças, desenvolvimento social, organização de cooperativas e associações rurais.

Possui mestrado em Sociologia e Doutorado e Pós-doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Após atuar em cargos de gestão na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), na gestão do ex-governador Jaques Wagner, e na Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), Fabya assumiu, em 2016, a titularidade da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e tem trabalhado para consolidar direitos da população negra, dos povos e comunidades tradicionais, além de fortalecer as políticas de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa.

  • Secretaria de Infraestrutura: Sérgio Brito

Deputado federal reeleito pelo PSD com mais de 118 mil votos, Sérgio Brito é administrador e bacharel em Direito. Já ocupou cargos de gestão na administração pública estadual e municipal.

Em 2019, ele licenciou-se do Congresso para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) a convite do governador Rui Costa. Nos anos de 2009 e 2010, Brito foi Secretário Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão da Prefeitura de Salvador.

  • Secretaria da Fazenda: Manoel Vitório

Economista, mestre em Análise Regional e servidor público federal de carreira. Agregando à formação em Economia e ao mestrado acadêmico a experiência como especialista em Organização de Sistemas e Métodos, Manoel Vitório iniciou sua trajetória profissional no Executivo Federal, onde ingressou via concurso em 1994 e exerceu diversos cargos de chefia.

No Judiciário Estadual, exerceu o cargo de Diretor-Superintendente do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (Ipraj). Atuou também como vice-presidente do Conselho de Administração do Ipraj e foi assessor chefe de Planejamento do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). No Judiciário Federal, foi Secretário de Administração do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE).

De 2007 a 2013 foi secretário da Administração do Estado da Bahia, assumindo, a partir de agosto de 2013, o cargo de secretário da Fazenda do Estado da Bahia. Exerceu, ainda, a presidência dos Conselhos de Administração da Desenbahia - Agência de Fomento do Estado da Bahia, da Fundação Luiz Eduardo Magalhães, do Cira - Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos e da Prodeb – Companhia de Processamento de Dados da Bahia.

  • Secretaria da Agricultura: Wallison Oliveira (Tum)

Deputado estadual pelo Avante da Bahia, empresário e incentivador do empreendedorismo, Tum é presidente da Comissão Parlamentar Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação e membro titular da Comissão Especial do Complexo Intermodal da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), Porto Sul e Complexo Viário do Oeste (Ponte Salvador-Itaparica) na Assembleia Legislativa da Bahia.

Como parlamentar, atuou no desenvolvimento e captação de projetos nas culturas de soja, milho e cana de açúcar junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia.

Trabalhou pela implantação e ampliação das ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural na região norte do Estado e foi responsável pela implantação de cursos de capacitação para o povo do campo em diferentes regiões da Bahia, assim como pelo fortalecimento do Projeto Pró-Semiárido, entre outras iniciativas voltadas à agricultura, fruticultura, caprinocultura e geração de emprego e renda.

  • Secretaria do Turismo: Maurício Bacelar

Atual secretário do Turismo da Bahia, Maurício Bacelar é engenheiro civil de formação e iniciou a experiência com gestão pública nos anos 1980.

Foi diretor técnico do Complexo Petroquímico de Camaçari; secretário de Obras no município de Dias d’Ávila; secretário de Habitação e Infraestrutura de Camaçari e diretor-geral do Detran-BA.

Antes de assumir a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, em maio de 2021, Bacelar estava na direção geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia.

  • Secretaria de Promoção da Igualdade Racial: Ângela Guimarães

Atual Coordenadora de Fomento ao Artesanato da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Ângela é cientista social formada pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e aluna especial de Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Professora licenciada da rede estadual de ensino, Ângela tem uma série de experiências como gestora pública e docente. Antes da Setre, a próxima titular da Sepromi foi secretária-adjunta Nacional de Juventude, cargo que ocupou na Secretaria Geral da Presidência da República durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, entre 2011 e 2016.

Também foi presidenta do Conselho Nacional de Juventude, na Presidência da República, e diretora do Departamento de Ações para a Reparação Social na Prefeitura de São Sebastião do Passé (BA).

Como docente, atuou na formação para empoderamento de jovens e mulheres negras, no Fórum de Quilombos Educacionais da Bahia (FOQUIBA); e participou da formação de jovens no Projeto Didá Alamojú, da ONG Omí Dudù, trabalhando temas como diversidade, cidadania, gênero e raça, direitos humanos e políticas públicas. É presidente nacional licenciada da União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO).

  • Secretaria do Meio Ambiente: Eduardo Sodré Martins

Advogado especializado em direito e legislação ambiental com mais de 10 anos de experiencia, Eduardo Sodré Martins é graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador, e pós-graduado em Direito e Legislação Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Ele foi membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre 2011 e 2018, e atualmente é professor universitário da Universidade Católica do Salvador, onde lecionou a disciplina Direito Ambiental e Urbanístico e Direitos Humanos e Ambientais.

Possui experiência em soluções estratégicas em questões ligadas ao Direito Ambiental, buscando o alinhamento jurídico entre as melhores práticas do desenvolvimento sustentável e segurança jurídica.

Também já atuou na elaboração de legislações e regulamentos ambientais para os Municípios.

  • Secretaria de Desenvolvimento Rural: Osni Cardoso

Deputado estadual reeleito pelo PT com 77.624 votos, Osni Cardoso é formado em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), foi dirigente político no movimento estudantil e lutou pelo direito ao acesso democrático nas universidades públicas.

O próximo titular da SDR foi prefeito de Serrinha por dois mandatos, além de presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) e primeiro presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia).

Dentre os projetos tocados enquanto esteve à frente do Consisal e FecBahia, destacam-se a patrulha mecanizada, com aquisição de máquinas para construção, revitalização e limpeza de aguadas; e a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para que pequenas agroindústrias comercializem seus produtos dentro dos territórios.

Também atuou, em 2017, como chefe da Assessoria Especial do Governador Rui Costa, onde ajudou na construção e articulação de importantes políticas públicas do Estado. No ano posterior, foi eleito pela primeira vez deputado estadual pelo PT.

  • Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento: Larissa Gomes Moraes

Atual diretora de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Larissa Gomes Moraes é formada em engenharia civil e tem uma série de experiências como gestora na administração pública, nas esferas estadual e municipal.

Foi subsecretária na Secretaria Municipal de Ordem Pública de Salvador, entre 2021 e 2022, e diretora de Habitação e Regularização Fundiária na Secretaria Municipal de Infraesturura e Obras Públicas de Salvador, entre 2017 e 2020.

Também atuou no setor privado, ocupando cargos de gestão de obras, e exerceu funções na área da comunicação social, colocando em prática o conhecimento adquirido na graduação de Jornalismo, sua segunda formação profissional.

  • Secretaria de Administração Penitenciária: José Antônio Maia Gonçalves

Secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia desde abril deste ano, José Antônio Maia Gonçalves é advogado e possui vasta experiência na área jurídica, atuando como profissional liberal nos tribunais estaduais, nos tribunais regionais federais, nos tribunais superiores (STJ, STJ e TST) e no Conselho Nacional de Justiça.

Membro da Comissão Executiva Estadual do Partido Verde (PV) na Bahia e no município de Salvador, o gestor permanecerá à frente da SEAP no novo governo de Jerônimo Rodrigues.

José Antônio já atuou como professor do Instituto dos Advogados da Bahia e da Escola Livre de Direito Josaphat Marinho; foi conselheiro da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (ABAT); e membro suplente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/BA.

  • Secretaria de Desenvolvimento Urbano: Jusmari Oliveira

Jusmari Oliveira foi vereadora, presidente da Câmara Municipal de Barreiras, deputada estadual por três mandatos, deputada federal e prefeita de Barreiras, no oeste da Bahia.

No governno de Rui Costa, em 2017, chegou a ser titular da pasta de Desenvolvimento Urbano, mas saiu após se eleger deputada estadual.

  • Secretaria de Cultura: Bruno Monteiro

Bruno Monteiro é jornalista, produtor e gestor cultural. Em sua experiência de gestão, foi chefe de gabinete de dois Ministérios (Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres) e assessor especial da Presidência da República no governo Dilma Rousseff. Atuou na produção de artistas como Caetano Veloso e coordenou a produção do documentário “Democracia em Vertigem”.

Participou do grupo de trabalho de transição da cultura no Governo Federal. Nos últimos anos, coordenou a comunicação do senador Jaques Wagner e a comunicação da campanha de Jerônimo ao Governo da Bahia.

  • Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte: Davidson Magalhães

Davidson Magalhães é natural de Itabuna (BA) e atual secretário da pasta. Formado em Economia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e mestre na mesma área pela UFBA. Ele começou sua trajetória docente, em 1990, na Uesc.

Atualmente, é professor da Uneb, campus Salvador. Foi vereador, por dois mandatos, em Itabuna. No município, foi secretário de Indústria e Comércio e secretário de Articulação Política. No período de 2007 a 2014, assumiu a presidência da Bahiagás.

  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Ângelo Almeida

Angelo Almeida foi reeleito deputado estadual com 59.841 votos. Foi vereador de Feira (2009/2012), quando presidiu e foi membro da Comissão de Direitos Humanos e Meio Ambiente. Como deputado, em seu primeiro mandato, criou a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência.

No PSB, Angelo foi presidente da sigla em Feira de Santana e atualmente é dirigente do PSB Bahia e membro do diretório nacional do partido.

  • Secretaria de Políticas para as Mulheres: Elisângela Santos Araújo

Elisângela dos Santos Araújo é agricultora familiar. É Secretaria Agrária Nacional do PT e foi uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de desenvolvimento agrário do Governo de Transição do Presidente Lula. Foi presidenta do SINTRAF de São Domingos e Diretora da CUT-Bahia.

Na CUT Nacional, ocupou a Diretoria Executiva por três mandatos e foi secretária-geral do Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais (DNTR/CUT). Por conta dessa trajetória de luta, tornou-se uma liderança regional das mulheres trabalhadoras rurais.

Em 2003, assumiu a coordenação do escritório da CUT Nacional em Brasília, onde atuou na construção do Projeto Sindical da Agricultura Familiar.Em 2005, foi eleita coordenadora-geral da FETRAF-BRASIL/CUT, sendo reeleita em 2009.

Em 2013, assume a Secretaria Geral da Fetraf-Bahia/CUT. Sócio-fundadora do Instituto Lula, foi candidata a deputada-federal pelo estado da Bahia recebendo 64.239 votos em 2018 e 73.128 em 2022.

  • Superintendência de políticas para os povos indígenas: Patrícia Pataxó

Natural de Itaju do Colônia, no território indígena Caramuru Catarina Paraguaçu, no Sul da Bahia, Patrícia Pataxó foi a primeira indígena formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Patrícia é advogada especialistas em Direitos Humanos e membro do Observatório de Direitos Indígenas Nacional e atuou como assessora institucional da prefeitura de Itaju do Colônia. Foi também assessora especial da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC) e participou de reuniões junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a denúncia de violações dos direitos indígenas.

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Bahia