Os turistas que chegarem à capital baiana na temporada de verão já poderão utilizar o novo Terminal Marítimos de Passageiros do Porto de Salvador, segundo a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). As obras de engenharia do novo Porto estarão concluídas até dezembro, informou o órgão. "É uma obra projetada para a Copa do Mundo, mas nós já vamos estar operando parcialmente em dezembro, atendendo ao setor turístico", garante o presidente da Codeba, José Muniz Rebouças. O término das obras de engenharia deve possibilitar a Codeba dispor do primeiro piso para atender ao embarque e desembarque de passageiros. É uma área de 1 mil metros quadrados, cinco vezes maior que o antigo terminal, o que, para o presidente da empresa, "já vai representar um importante ganho para o turismo receptivo".
O pleno funcionamento do terminal, porém, deve acontecer antes do início da Copa do Mundo, em junho de 2014, garante o cronograma das obras, que teve que ser reajustado em função da não entrega de equipamentos, segundo a Codeba. Anteriormente, as obras estavam previstas para serem concluídas no dia 12 de agosto. Além de problemas com fornecedores dos equipamentos, outro motivo para o atraso no andamento das obras foram as chuvas intensas ocorridas entre junho e agosto, segundo o órgão. A Codeba informou que todos os equipamentos, inclusive as escadas rolantes e os vidros especiais que vão compor as fachadas internas e externas, estão com os cronogramas de envio assegurados. O órgão também informou que o pleno funcionamento e inauguração do terminal vão depender ainda da licitação para a escolha do concessionário que ficará responsável pela sua operação. A Secretaria de Portos da Presidência da República vai publicar a modelagem do arrendamento dentro de 15 dias, que vai servir como diretriz para o processo licitatório, de acordo com a Codeba.
"Será esse arrendatário que vai dar vida ao terminal, fazendo do terminal um equipamento não apenas para receber os nossos turistas, mas também para atender aos soteropolitanos", disse Rebouças. A expectativa dele é a de que a modelagem para a licitação estabeleça como padrão de operação que, além do turismo receptivo, o novo terminal contemple atividades culturais, gastronômicas e de lazer.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade