icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

'Muito ansioso para que seja resolvido' diz Rui sobre operação dos respiradores

Polícia Federal investiga compra de respiradores e cumpre 14 mandatos em Salvador, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo

foto autor

Redação iBahia

26/04/2022 às 11:32 • Atualizada em 27/08/2022 às 12:23 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O governador Rui Costa afirmou que espera que a apuração sobre irregularidade na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste seja concluída rapidamente. Na manhã desta terça-feira (26), a Polícia Federal cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em Salvador, no Distrito Federal e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, na investigação sobre a aquisição dos equipamentos utilizados no tratamento da Covid-19.


				
					'Muito ansioso para que seja resolvido' diz Rui sobre operação dos respiradores
Foto: Divulgação / GOV BA

"Não tem nenhum ser humano mais ansioso para que essa apuração seja finalizada, já se vão quase dois anos disso e eu continuo indignado que essas pessoas estavam presas, tinham assinado documento que iam devolver o dinheiro e o MP pediu a soltura dessas pessoas", disse o governador em coletiva de imprensa nesta terça.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Rui Costa era o presidente do Consórcio Nordeste na época da compra dos 300 respiradores. Os equipamentos nunca chegaram.

"Quem está culpado que vá pro chilindró, só tenho a lamentar a demora. Estou muito ansioso para que isso seja resolvido. A outra ação que correu nos Estados Unidos já foi resolvida. Gostaria de ver a mesma celeridade no Brasil, e aqui a gente ainda aguarda a conclusão. Só posso desejar que o processo seja mais rápido e mais sério possível", finalizou.

Operação Cianose

A Polícia Federal deflagrou a Operação Cianose, na manhã desta terça-feira (26) e cumpre mandados na Bahia, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.

A polícia não especificou quantos mandados estão sendo cumpridos em cada local. As buscas contam com apoio da Controladoria Geral da União. Conforme a PF, o processo de aquisição dos respiradores tiveram diversas irregularidades, como o pagamento antecipado do valor integral sem que houvesse no contrato, garantia contra eventual inadimplência por parte da contratada.

Ainda segundo a PF, nenhum respirador foi entregue. Os investigados podem responder pelos crimes de estelionato em detrimento de entidade pública, dispensa de licitação sem observância das formalidades legais e lavagem de dinheiro.

O nome da operação, Cianose, tem relação com uma condição de saúde que pode afetar pacientes que passa, por problemas relacionados à má oxigenação do sangue, por exemplo, por uma insuficiência respiratória ou uma doença pulmonar.

Leia mais sobre Bahia no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia