O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou um procedimento, nesta quarta-feira (21), para apurar a morte de um jovem de 19 anos e outros sete feridos, após uma descarga elétrica atingir o grupo de operários. O grupo estava trabalhando para a prefeitura da cidade de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia.
De acordo com o MPT, informações serão solicitadas aos órgãos que atuam no caso, como Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Superintendência Regional do Trabalho (SRT-BA), órgão de fiscalização, que em casos de acidentes de trabalho fatais realiza perícia para verificar o cumprimento de normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho.
Leia também:
Ainda de acordo com o MPT, informações preliminares são de que os homens atingidos estavam a serviço da Jauá Construções Ltda., empresa contratada pela prefeitura de Senhor do Bonfim para instalação de iluminação pública ao longo da Avenida Itamaraty. Além disso, o grupo estaria sem equipamentos de proteção e sem capacitação para lidar com os riscos inerentes ao trabalho.
Segundo relatos de moradores do local, os oito trabalhadores estavam assentando um poste para decoração das festas juninas quando a estrutura tocou a rede elétrica e provocou uma forte descarrega. O grupo caiu no chão, sendo um deles identificado como Tarcísio Domingos de Souza, que morreu no local. O iBahia tentou contato com a empresa terceirizada, mas não conseguiu retorno até a última atualização.
De acordo com a prefeitura, dois sobreviventes estão em estado que pede mais atenção e serão levados para um hospital da região. Já os outros cinco estão em observação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, sem risco. O jovem que morreu também chegou a ser atendido na unidade, mas não resistiu.
As vítimas foram identificadas como:
Tarcísio Domingos de Souza, que morreu;
Marcos Vinicius da Silva Leal, de 22 anos, será transferido;
Jivanildo de jesus Costa de 47 anos, será transferido;
Bento Gilmar, de 52 anos, estável;
André Santos Santana, de 30 anos, estável;
João Vitor Santos de Araújo, de 22 anos, estável;
Micael dos Santos Andrade, de 27 anos, estável;
Leandro de Souza Veiga, de 39 anos, estável
Vídeos
Vídeos feitos por testemunhas no local do acidente mostram as vítimas recendo os primeiros socorros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Assista abaixo:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!