A morte de Daniel da Cruz de Jesus, de 24 anos, baleado por um policial militar durante uma abordagem realizada na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, completa dois meses nesta quinta-feira (15). Uma câmera de segurança flagrou toda a ação e, segundo a Polícia Civil, as imagens ainda estão sob análise.
A polícia disse ainda que aguarda os laudos de perícia para auxiliar na investigação, e detalhou que testemunhas ainda estão sendo ouvidas. O iBahia entrou em contato com a Polícia Militar que se limitou a informar que "o fato segue sendo apurado em procedimento interno".
Leia também:
No mês de julho, a Polícia Militar, através do 14º BPM, apresentou uma versão oficial que contradisse as imagens registradas. Na ocasião, a PM afirmou que “a equipe realizava rondas na região e, ao tentar abordar um homem ao longo do percurso, foi recebida a tiros. No revide, o indivíduo foi atingido, desarmado e socorrido imediatamente ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus”, onde faleceu.
Entretando, as imagens mostram Daniel caminhando pela rua, quando um carro com os policiais se aproxima. O veículo, que não tinha caracterização da polícia, para e dois PM’s armados descem abordando o jovem. Segundos depois, a vítima levanta as mãos sobre a cabeça e três disparos são efetuados por um dos policiais.
Ainda segundo a PM, um revólver de calibre 38 e drogas – 19 pedras crack, um envelope de cocaína, dois papelotes e uma porção de maconha prensada – foram apreendidas. Mas, na gravação não é possível identificar nada nas mãos do jovem.
A ocorrência foi registrada da 1ª Delegacia Territorial do município e o comandante do 14º Batalhão determinou a instauração de um Inquérito Policial Militar, “a fim de apurar as circunstâncias do fato, devendo ser concluído em um prazo de 40 dias.” Além disso, “as armas dos policiais foram recolhidas e no curso do IPM serão solicitadas guias para devidas perícias que, posteriormente, serão juntadas ao inquérito.”
Em relação ao prazo não cumpridos até o momento,
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!