Moradores de Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia, reclamam que as Unidades de Saúde da Família (USF) estão sem médicos clínicos. Em alguns postos não há profissionais da área há pelo menos sete meses. De acordo com informações da TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia, na USF Madalena Santos Souza, localizada no bairro Nossa Senhora Aparecida, pacientes afirmam que um único médico que atendia no local, deixou a unidade em setembro de 2021. Com isso, pessoas que precisam renovar receitas médicas e utilizar os serviços clínicos, estão impossibilitados de serem atendidas.
O problema é agravado porque de acordo com a estratégia das USFs, o morador de determinado bairro deve ser atendido pelo profissional que atua no posto localizado na área em que reside. Com o impasse, a comunidade se reuniu para fazer um abaixo-assinado e solicitar à prefeitura a presença de profissionais nas unidades.
Leia também:
A Secretaria Municipal da Saúde de Vitória da Conquista informou, ao g1 Bahia, que fez uma chamada pública para credenciamento dos médicos. Segundo o órgão, ainda esta semana será feita a convocação de 30 novos profissionais. Ainda de acordo com a pasta, uma contratação emergencial tem sido feita para suprir as demandas, já que parte dos médicos do quadro tiveram o contrato encerrado após quatro anos – que é o período máximo legal dentro do regime de contratação escolhido pela gestão.
A secretaria disse também que já realizou seleções para contratar médicos, mas houve pouca ou nenhuma adesão.
Leia mais sobre Bahia no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!