icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Maurício Trindade sai da presidência do Pros na quarta-feira

Irmão do secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza assume cargo

foto autor

28/10/2013 às 12:14 • Atualizada em 27/08/2022 às 6:02 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e deputado federal licenciado, Maurício Trindade (Pros), foi o entrevistado desta segunda-feira (28), no CBN Salvador 1ª Edição, com Emmerson José e Alex Ferraz. Durante a entrevista, Trindade falou sobre o trabalho da Secretaria, as dificuldades enfrentadas e a expectativa para as eleições de 2014.
A situação dos moradores de rua de Salvador foi relatada pelo secretário, que informou que dos mais de três mil moradores de rua, 800 já retornaram para casa. “No começo do ano começamos a campanha “Não dê Esmola, Dê Futuro”, principalmente na igreja, que sempre da esmola. Grande parte das pessoas são catadores de material reciclável, moram longe dos locais de produção [dos grandes restaurantes] e dormem embaixo dos viadutos, nas praças por causa da violência. Todos estão inscritos no Minha Casa, Minha Vida. Sozinha não temos condições de trabalhar e fizemos parceria com Ongs, igrejas, abordamos as pessoas e convencemos a saírem da vida”, afirmou.
Ainda de acordo com o deputado, as drogas, principalmente o álcool e o crack, são os responsáveis pelo grande número de moradores de rua e reclama da falta de locais de apoio a essas pessoas. “Não temos um centro para tratamento de algo e droga do governo”, disse. Além disso, a secretaria tem um trabalho de inserção de ex-dependentes químicos no mercado de trabalho. “Na secretaria contratamos alguns ex-usuários de crack e álcool. Tem até ex-traficante que trabalha na recuperação de outras pessoas e capacitamos, principalmente, com o esporte, e com retorno espiritual conseguimos que voltem para suas famílias”, frisou Trindade.
Eleições 2014
Presidente na Bahia do recém-criado Pros (Partido Republicano da Ordem Social), o gestor da Semps avisou que vai se afastar do posto na legenda para cumprir uma determinação do prefeito ACM Neto (DEM), de que nenhum secretário estivesse ligado na liderança partidária. “A partir de quarta-feira (30) o presidente é meu irmão Henrique Trindade, que e acompanhou a formação do partido e eu ficarei na coordenação política. Decreto é para ser cumprido. Ele [Henrique] é advogado, administrador de empresas é extremamente competente, então ele fara a administração do partido”, explicou.
Mesmo que o partido, nacionalmente, esteja ligado ao governo do PT, aqui na Bahia, a legenda marchará pelos caminhos traçados pelo prefeito de Salvador. A união das oposições é tida como certa, mas Trindade não quis adiantar quem é o nome favorito. “Qualquer um que venha a ser, o grupo estará reunido”, afirmou.
Ainda com vistas em 2014, o Pros vai lançar a vereadora Ana Rita Tavares, ex-PV, para deputada federal e o vereador Davi Rios, ex-PSD, para deputado estadual. O secretário vai se afastar da gestão da Semps em fevereiro para se dedicar à campanha para uma vaga na Câmara dos Deputados.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia