O líder do Racionais MC's, Pedro Paulo Soares Pereira, conhecido como Mano Brown, vai receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A honraria foi aprovada por unanimidade pelo Conselho da instituição nesta quarta-feira (16), mês em que o Hip-Hop celebra 50 anos.
A escolha foi uma iniciativa da pró-reitoria de Extensão e Cultura da instituição de ensino. Pelas redes sociais, a UFSB ressaltou a importância do artista.
Leia também:
"A titulação aprovada, por unanimidade, pelo Conselhos Universitário da UFSB reflete a importância dada pela nossa comunidade ao trabalho desenvolvido pelo Mano Brown, na arte, na cultura e especialmente na interlocução com jovens negros e negras de periferia que veem na música de Mano Brown uma forma de expressão que lhes dá voz, quando a sociedade lhes nega", disse a reitora da instituição, Joana Angélica Guimarães.
Nascido em Capão Redondo, em São Paulo, Mano Brown é filho de uma baiana, Dona Ana Soares, natural de Riachão do Jacuípe. Além disso, o rapper também tem como baiano, na família, o avô materno, que era da Chapada Diamantina.
O pró-reitor da de Extensão e Cultura da UFSB também destacou que a relevância do legado do hip-hop no país.
"Uma titulação como essa não é algo único e individual. Não é para quem recebe, no caso o Pedro Paulo, Mano Brown, não é para quem reconhece a importância dele como artista e liderança. É algo que aponta para a importância do que o Hip Hop nos tem deixado de legado ao longo dos anos, a identidade das periferias e a possibilidade do sonho diante de tanta miséria e sufocamento".
Caso aceite do título, a entrega da honraria deve ocorrer em sessão solene no mês de novembro.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!