Novas manchas de óleo voltaram a aparecer na Bahia. Desde vez, os dejetos foram avistados por pescadores em Madre de Deus, região Metropolitana de Salvador, neste sábado (24). Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver um pescador sujo de óleo.
"Olha que situação, escorreguei e caí dentro do óleo. Perdi sapato, a roupa, a rede. Resolvam o problema do pescador, ele não pode viver sem pescar. Muitos pais de família dependes dessas águas para se alimentar", diz ele na gravação.
Leia também:
Segundo o pescador, as manchas foram encontradas próximas de um atracadouro da Transpetro, empresa brasileira de transporte e logística de combustíveis que atua nas operações de importação e exportação de petróleo e derivados, gás e etanol.
Em nota, o município destacou que a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Seduman) entrou em contato com a gerência da Transpetro, e que a empresa iniciou o trabalho de contenção para remediar o dano.
“A TRANSPETRO informa que identificou perda de contenção em uma tubulação do terminal de Madre de Deus (BA) que resultou em vazamento de água oleosa que continha cerca de 20 litros de óleo. O vazamento foi contido e as equipes da TRANSPETRO foram mobilizadas imediatamente para limpeza da área e comunicação ao órgão ambiental. Parte desse volume atingiu a faixa de areia junto ao terminal e uma parcela menor chegou ao mar. Representantes do instituto do meio ambiente e recursos hídricos (inema) estiveram no local para vistoria e constataram as ações de contingência que seguem em andamento. A companhia está investigando as causas da ocorrência. A TRANSPETRO reafirma seu compromisso com as regiões onde atua, com respeito à segurança, ao meio ambiente e às pessoas”, informou o comunicado.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!