icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Bahia

Mais de 30 mil 'gatos de energia' são registrados no 1º trimestre

Ligações clandestinas, conhecidas como 'gatos', são principais motivadores de interrupção de energia

foto autor

Redação iBahia

25/05/2023 às 12:06 • Atualizada em 25/05/2023 às 12:19 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Mais de 30 mil 'gatos de energia' são registrados no 1º trimestre
Foto: Reprodução/TV Bahia

A Bahia registrou cerca de 31.236 ligações irregulares no primeiro semestre de 2023. Conhecidos como "gatos", a ligações irregulares são os principais motivadores de interrupção de energia no estado. O balanço foi divulgado pela Neoenergia Coelba nesta quinta-feira (25).

O volume registrado significa que, em média, 347 fraudes foram encontradas por dia pelos profissionais da distribuidora ao longo do trimestre.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Segundo a companhia, as ligações irregulares podem provocar interrupções de energia em residências, unidades comerciais, hospitalares e até em indústrias. Ao todo foram 175 interrupções de energia na Bahia.

Ainda segundo a Neonergia Coelba, os "gatos" causam sobrecarga na rede elétrica, já que, a prática representa uma carga não dimensionada no sistema de distribuição.

A prática também pode provocar danos diretos às fiações por conta da falta de habilidade da pessoa que realiza o serviço ilegal.

A Neonergia Coelba estima que a energia recuperada nas ações de combate ao furto de energia foi de 92 milhões de quilowatt/hora, que seria suficiente para abastecer todo o município de Feira de Santana - o segundo maior do Estado, durante 45 dias.

O número de ligações irregulares encontradas no primeiro semestre de 2023 foi cerca de 11% superior ao volume removido nos três primeiros meses de 2022 (28.584).

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia