icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Bahia

Mais de 240 mil declarações de Imposto de Renda ainda não foram entregues

Expectativa da Receita Federal é que número total de declarações feitas em 2023, até o fim do prazo, supere o ano anterior

foto autor

Redação iBahia

29/05/2023 às 13:06 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Mais de 240 mil declarações de Imposto de Renda ainda não foram entregues
Foto: Agência Brasil

Mais de 1,3 milhão de baianos já fizeram a declaração de imposto de renda neste ano. O prazo para ficar em dia com a Receita Federal se encerra na quarta-feira (31).

De acordo com a Receita Federal, até às 11h25 desta segunda-feira (29), foram recebidas 1.314.498 declarações de Imposto de Renda. A expectativa de recebimento, dentro do prazo, em 2023, na Bahia, é de no mínimo 1.516.108 e no máximo 1.555.487 declarações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Esses números superam os dados de 2022, quando 1.413.581 declarações de Imposto de renda foram entregues, dentro do prazo.

No Brasil, a expectativa é que até o final do prazo entre 38,5 e 39,5 milhões de declarações sejam feitas. Em 2022, foram 36,3 milhões de declarações dentro do prazo.

Neste ano, a declaração teve novo prazo, de 15 de março a 31 de maio. De acordo com a Receita, a mudança foi necessária para permitir que todos os contribuintes possam ter acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda no primeiro dia de entrega.

A declaração terá novidades relativas à restituição. Quem optar por receber a restituição via Pix ou usar a declaração pré-preenchida receberá o valor mais rapidamente, sempre respeitando as prioridades legais. Em relação ao Pix, no entanto, a novidade só vale para quem declarar a chave do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no campo de pagamento da restituição.

Outra mudança importante é a ampliação dos dados disponíveis na declaração pré-preenchida. No ano passado, o acesso havia sido estendido a quem tem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Agora, o formulário, que proporciona mais comodidade e reduz as chances de erros pelo contribuinte, terá mais informações, como imóveis registrados em cartório e criptoativos.

Também houve uma novidade em relação a quem tem investimentos na bolsa de valores. A Receita flexibilizou a obrigatoriedade da declaração para este público. Só quem fez vendas de grande valor ou obteve lucro (de qualquer valor) nessas aplicações deverá preencher a declaração.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia