Nesta terça-feira (28) é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ e o iBahia preparou uma série de reportagens para essa data especial. Mas você sabe o que cada uma dessas letras significa? Calma. O portal te explica.
Para te ajudar a entender as letras, primeiro é preciso saber sobre identidade de gênero, orientação sexual e sexualidade.
Leia também:
Especialistas classificam o primeiro termo como sendo o gênero que o indivíduo se identifica. Ele pode ser homem, mulher ou não se entender como nenhum dos dois.
Já a orientação sexual de uma pessoa indica por qual sexo ou gênero ela sente-se atraída, seja física e/ou emocionalmente. E por fim, e não menos importante, a sexualidade que diz respeito a quem o indivíduo se relaciona sexualmente e/ou afetivamente falando. Quanto a isso, também há uma infinidade de definições. Confira:
- L de lésbica: ou seja, mulheres que se relacionam sexualmente e emocionalmente com outras mulheres
- G de gay: ou seja, homens que se relacionam sexualmente e emocionalmente com outros homens
- B de bissexual: ou seja, quem se relaciona sexualmente e afetivamente com homens e mulheres
- T de transexual, transgênero e travesti: a pessoa transexual não se identifica com a identidade de gênero designada ao nascer e pode querer fazer cirurgias de resignação sexual; a transgênero tem uma identidade de gênero que transcende as definições binárias de homem e mulher; já a travesti se identifica com o gênero oposto ao do nascimento e não deseja necessariamente fazer cirurgia de resignação sexual
- Q de queer: engloba minorias sexuais e de gênero que não se enquadram no sistema binário heterossexual ou cisgênero (que se identifica com a identidade de gênero de nascimento)
- I de intersexo: pessoa que nasce com um corpo que não pode ser facilmente definido como feminino ou masculino
- A de assexual: pessoas que nunca, ou quase nunca, sentem atração sexual
- P de pansexual: pessoa que sente atração por indivíduos de todas os gêneros e sexualidades
- N de não-binária: pessoas que não se enquadram no binarismo do homem e mulher. Engloba pessoas sem gênero, com vários gêneros, com gêneros separados de homem e mulher, com gêneros parecidos com homem ou mulher e mais. Pessoas não-binárias podem se identificar trans e outras não.
- + são todas as pessoas que não se enquadram nessas definições anteriores, mas também não são homens ou mulheres cis e heterossexual
Leia mais sobre Brasil no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!