icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Casa Branca

Justiça determina demolição de construção que ameaça terreiro em SSA

Proprietário de construção irregular tem 30 dias para apresentar um projeto de engenharia para demolição dos dois pavimentos superiores

foto autor

Redação iBahia

14/09/2023 às 14:14 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Justiça determina demolição de construção que ameaça terreiro em SSA
Foto: Casa Branca - Ilê Axé Iá Nassô Ocá

A Justiça determinou a demolição da construção irregular que ameaça o Terreiro da Casa Branca, templo candomblecista mais antigo do Brasil e o primeiro a ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A decisão, segundo o g1 Bahia, atende a um pedido do próprio Iphan e da Procuradoria Federal (AGU). Ela foi proferida na última terça-feira (12) e divulgada nesta quinta (14).

Na prática, o proprietário da construção irregular, que é um policial militar, terá 30 dias para apresentar um projeto de engenharia para demolição. Esse documento deve ser apresentado ao Iphan e à Prefeitura de Salvador para aprovação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Em caso de descumprimento da decisão, o proprietário sofrerá pena de multa e "outras sanções processuais que se façam necessárias”, como diz a medida. A decisão corrobora com a legislação que determina que, qualquer tipo de intervenção em bem cultural tombado e em seu entorno, necessita de aprovação do Iphan para ser realizada. O juiz federal responsável pela sentença destacou ainda que a decisão cabe recurso, mas a execução é imediata.

Membros do terreiro denunciam construção desde 2021


Os membros do Terreiro da Casa Branca denunciam a construção irregular e invasões no território desde 2021. Especialistas ouvidos, em março deste ano, encontraram várias irregularidades na estrutura, como:

  • Falta de engenheiro para projetar prédio;
  • Ausência de projeto arquitetônico e estrutural.
  • Descontinuidade em dois pilares;
  • Construção de pavimentos além da capacidade da fundação
  • Ausência de alvará de construção

A ekedi do terreiro – e advogada – Isaura Genoveva disse que a decisão foi bem recebida com pelos religiosos, “por saber que existe um movimento de proteção para todas as comunidades tradicionais".

Terreiro da Casa Branca


				
					Justiça determina demolição de construção que ameaça terreiro em SSA
Foto: Casa Branca - Ilê Axé Iá Nassô Ocá

O Terreiro da Casa Branca foi fundado no século XIX. O primeiro local sede do espaço sagrado ficava na Barroquinha, entre 1820 e 1830. Depois disso, o templo sagrado foi transferido para o Engenho Velho da Federação, no período entre 1860 e1870, e está lá desde então.

O Casa Branca foi o primeiro primeiro centro religioso não-católico a ser reconhecido como patrimônio pelo Ministério da Cultura (Minc). Típico terreiro jeje-nagô, ele é considerado ainda a matriz da nação nagô.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia