Um italiano, desaparecido desde a última quarta-feira (4), no distrito de Arraial d'Ajuda, no sul da Bahia, foi encontrado por policiais no final da tarde de sábado (6). A família estava à procura do homem há 4 dias.
Segundo a PM, Paolo Razelli, de 53 anos, estava desidratado, desorientado e bastante assustado. Equipes do o 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Porto Seguro) usaram cães policiais da raça Bloodhound para a operação. Os animais, K9 Suran e K9 Brunna, são especialistas em mantrailing, técnica que consiste na busca específica do cheiro de um indivíduo, descartando outros odores.
Leia também:
Para realizar o resgate, os policiais primeiro conversaram com a família e amigos para coletar dados e descobrir pistas sobre o italiano. Os parentes da vítima também cederam aos PMs palmilhas de sapato, camisas e o celular de Paolo para que as cadelas coletarem o cheiro do homem.
De acordo com o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Alexandre Costa, o trabalho começou por volta das 5h30 do sábado. Os policiais partiral do local de trabalho do italiano, onde foi visto pela última vez.
“Elas rastrearam o cheiro dele através dos pontos onde poderia ter passado e nos levaram até um trecho da Praia de Piritinga. Lá, alguns transeuntes informaram que, realmente, viram o homem andando por ali e seguindo sentido Trancoso”, explicou o tenente-coronel.
Os policiais chegaram à Praia dos Coqueiros, no distrito de Trancoso. Por volta das 11h50 do sábado, um banhista informou que um susposto italiano teria seguido por um caminho próximo ao Hotel Fasano Resort.
“Decidimos reiniciar as buscas daquele ponto com Surah, até que ela apontou o local onde o homem estava. O encontramos deitado, bastante desidratado e assustado, entre algumas folhas”, explicou Costa.
Os policiais prestaram os primeiros atendimentos, e ofereceram água a Paolo, que não conseguiu beber por conta da fraqueza. O italiano foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arraial d’Ajuda, onde passou por cuidados médicos. Em seguida, ele se reencontrou com a família.
Leia mais sobre Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!