icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Incêndios atingem Ibicoara e Parque Nacional do Vale do Capão

Em Ibicoara, chamas foram controladas na manhã desta quarta-feira (11)

foto autor

11/11/2015 às 16:56 • Atualizada em 01/09/2022 às 6:34 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Um incêndio florestal atingiu o município de Ibicoara, na Chapada Diamantina. De acordo com a coordenadora do Bahia Sem Fogo, Fabíola Cotrim, o incêndio começou no domingo (8), por volta das 11h. Ainda no domingo, começaram os combates contra os focos de fogo.Na segunda-feira (9), o Bahia Sem Fogo, programa da Secretaria de Maio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), chegou ao município para auxiliar no combate ao incêndio, mas ele só foi completamente controlado na manhã desta quarta-feira (11).
(Foto: Tayne Luz/Jornal da Chapada)
Segundo o Inema, foram disponibilizados dois aviões Air Tractor, um helicóptero, cinco veículos 4x4 e vans, além de equipamentos de proteção individual e coletiva. Além disso, 78 combatentes, entre bombeiros militares e brigadistas voluntários, participaram do combate ao fogo. O programa Bahia Sem Fogo contou com o apoio de brigadistas de Ibicoara, Barra da Estiva, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador.Conforme a coordenadora do Bahia Sem Fogo, ainda não há informações sobre a extensão do incêndio. "A extensão ainda está sendo investigada. Agora estamos monitorando o incêndio e fazendo o rescaldo para que ele não volte", esclarece Cotrim.Os brigadistas que ajudaram a controlar as chamas devem ficar no município pelos próximas 48 horas de forma para garantir que o incêndio não corre o risco de retornar. Ainda segundo a coordenadora, o fogo não chegou próximo a nenhuma região residencial.Vale do CapãoAlguns focos de incêndio foram encontrados também dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na região do Morro Branco, no Vale do Capão. O foco se prolonga há mais de dez dias. "Apesar de controlado, o incêndio ainda não está extinto", ressalta o chefe substituto do Parque, César Gonçalves.Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) participaram do controle às chamas. Ainda segundo Gonçalves, nas duas últimas horas houve dois grandes incêndios no local. "Mas nada do tamanho do incêndio que atingiu Ibicoara", explica o chefe substituto do Parque Nacional.Gonçalves conta ainda que há suspeita de que algumas pessoas estejam colocando fogo no Parque também. "Não há nenhuma confirmação disso e, no momento, nossa prioridade é controlar o fogo", afirma. A extensão das chamas ainda não foi contabilizada.Incêndios em setembroNo mês de setembro, um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Nacional da Chapada Diamantina. O foco inicial foi na Serra do Ramalho, próximo ao município de Andaraí. Outros dois incêndios ocorreram na Chapada, próximos a Mucugê e ao Vale do Capão, mas foram rapidamente controlados.
(Foto: Mateus Pereira/Secom)
De acordo com Pablo Casella, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os três incêndios não tiveram ligação entre si. O incêndio no Parque Nacional foi controlado apenas sete dias depois do foco inicial.Os três episódios atingiram cerca de 4.900 hectares do parque, segundo informou o analista ambiental do ICMBio, Pablo Casella.
Correio24horas

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia