Um incêndio florestal atingiu o município de Ibicoara, na Chapada Diamantina. De acordo com a coordenadora do Bahia Sem Fogo, Fabíola Cotrim, o incêndio começou no domingo (8), por volta das 11h. Ainda no domingo, começaram os combates contra os focos de fogo.Na segunda-feira (9), o Bahia Sem Fogo, programa da Secretaria de Maio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), chegou ao município para auxiliar no combate ao incêndio, mas ele só foi completamente controlado na manhã desta quarta-feira (11).
Segundo o Inema, foram disponibilizados dois aviões Air Tractor, um helicóptero, cinco veículos 4x4 e vans, além de equipamentos de proteção individual e coletiva. Além disso, 78 combatentes, entre bombeiros militares e brigadistas voluntários, participaram do combate ao fogo. O programa Bahia Sem Fogo contou com o apoio de brigadistas de Ibicoara, Barra da Estiva, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador.Conforme a coordenadora do Bahia Sem Fogo, ainda não há informações sobre a extensão do incêndio. "A extensão ainda está sendo investigada. Agora estamos monitorando o incêndio e fazendo o rescaldo para que ele não volte", esclarece Cotrim.Os brigadistas que ajudaram a controlar as chamas devem ficar no município pelos próximas 48 horas de forma para garantir que o incêndio não corre o risco de retornar. Ainda segundo a coordenadora, o fogo não chegou próximo a nenhuma região residencial.Vale do CapãoAlguns focos de incêndio foram encontrados também dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na região do Morro Branco, no Vale do Capão. O foco se prolonga há mais de dez dias. "Apesar de controlado, o incêndio ainda não está extinto", ressalta o chefe substituto do Parque, César Gonçalves.Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) participaram do controle às chamas. Ainda segundo Gonçalves, nas duas últimas horas houve dois grandes incêndios no local. "Mas nada do tamanho do incêndio que atingiu Ibicoara", explica o chefe substituto do Parque Nacional.Gonçalves conta ainda que há suspeita de que algumas pessoas estejam colocando fogo no Parque também. "Não há nenhuma confirmação disso e, no momento, nossa prioridade é controlar o fogo", afirma. A extensão das chamas ainda não foi contabilizada.Incêndios em setembroNo mês de setembro, um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Nacional da Chapada Diamantina. O foco inicial foi na Serra do Ramalho, próximo ao município de Andaraí. Outros dois incêndios ocorreram na Chapada, próximos a Mucugê e ao Vale do Capão, mas foram rapidamente controlados.
De acordo com Pablo Casella, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os três incêndios não tiveram ligação entre si. O incêndio no Parque Nacional foi controlado apenas sete dias depois do foco inicial.Os três episódios atingiram cerca de 4.900 hectares do parque, segundo informou o analista ambiental do ICMBio, Pablo Casella.
(Foto: Tayne Luz/Jornal da Chapada) |
(Foto: Mateus Pereira/Secom) |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade