O apagão que afetou a Bahia e outros 24 estados, mais o Distrito Federal, nesta terça-feira (15), interferiu no funcionamento de hospitais. Por meio de nota, a Secretaria de Saúde da Bahia informou que as unidades de saúde da rede estadual dispõem de gerador e estão realizando apenas serviços essenciais.
A pasta garantiu o funcionamento de serviços e equipamentos utilizados nas UTIs e nos centros cirúrgicos.
Leia também:
Veja também
- Apagão na Bahia gera memes na web; confira
- Queda de luz na Bahia foi ocasionada por ocorrência grande porte
- Metrô tem funcionamento afetado após falta de energia na Bahia
- Apagão deixa baianos sem energia elétrica e internet nesta terça (15)
A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador infomrou que as Upas estão funcionando com o plano de contingência, já que contam com gerador e há a garantia do surporta á vida dos pacientes que estão na sala vermelha.
Além disso, o atendimento da rede ambulatorial - postos básicos e multicrntros - foram comprometidos. As consultas e procedimentos serão remarcados.
Os imunológicos estão preservados pelas câmeras frias, que têm autonomia de 48 horas. Já o Samu opera com instabilidade e as chamadas devem ser feitas por meio do telefone 190.
"Estamos desde o início da manhã monitorando toda a rede, principalmente nossas unidades de urgência e emergência. Estamos com nosso plano de contingência em execução, acompanhando toda a situação", ressaltou a vice-prefeita e secretária de saúde, Ana Paula Matos.
Na Bahia, algumas cidades já tiveram retorno parcial da eletricidade. Segundo a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), até 13h40, 80% dos clientes já tiveram o serviço restabelecido. Toda a capital baiana e cidades como Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso, Jequié, Simões Filho, Irecê e parte de Feira de Santana tiveram o fornecimento reestabelecido.
Sobre o apagão
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), a ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, além de alguns estados do Sudeste.
O apagão teve início às 8h31 e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. O MNE aind ainforma que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
Veja também
- Órgãos nacionais explicam apagão no Norte, Nordeste e em estados do Sudeste
- Hospitais estaduais realizam apenas serviços essenciais após apagão na Bahia
- Aeroporto de Salvador opera com equipamentos essenciais após apagão
- Com trens parados, pessoas caminham nos trilhos do metrô após apagão
- ONS confirma apagão no Nordeste, Norte e estados do Sudeste
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!