O Governo da Bahia lançou nesta segunda-feira (29) a Operação Pelô Forte 2023 - que tem foco na ampliação da segurança de baianos e turistas que visitam e trabalham no Centro Histórico de Salvador -, com a entrega de viaturas, armas e uma Central de Vídeomonitoramento localizada na sede do 18⁰ Batalhão da Polícia Militar (BPM/Centro Histórico).
A solenidade aconteceu no Largo São Francisco, no Pelourinho, e contou com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, do governador, Jerônimo Rodrigues, do vice-governador, Geraldo Júnior, e do secretário da SSP, Marcelo Werner.
Leia também:
Além do lançamento da ação, a pasta também entregou drones e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Mais de R$ 12 milhões são empregados pelos Governos Federal e Estadual na manutenção da ação, aparelhamento das unidades e aquisição das ferramentas.
Cerca de 190 policiais realizarão rondas ostensivas e preventivas na região do Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo, Centro, Baixa dos Sapateiros, Barroquinha, Rua Chile, Avenida Sete de Setembro, Piedade, Barra e Garcia.
Entre as unidades envolvidas aparecem os Comandos de Operações Policiais Militares (COPPM), de Policiamento Especializado (CPE), e de Policiamento Regional da Capital (CPRC) Baía de Todos os Santos (BTS), os Batalhões de Policiamento Turístico (BEPTur), de Choque (BPChoq) e de Reforço Operacional (BPRO), além dos Esquadrões de Polícia Montada e Águia, Operações Apolo e Gêmeos e as Rondas Especiais (Rondesp) BTS.
A atividade destes policiais será reforçada com o auxílio de cerca de 100 câmeras, seis deles com equipamentos inteligentes do Sistema de Reconhecimento Facial, instalados em pontos estratégicos do Centro Histórico.
A tecnologia será monitorada 24 horas pelas equipes do 18⁰ BPM, já qualificadas por especialistas da Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) da pasta.
Noventa e cinco viaturas, de duas e quatro rodas, reforçarão às de unidades da PM de Salvador, Lauro de Freitas e Candeias, na Região Metropolitana, e nos municípios de Itabuna, Brumado, Barreiras, Feira de Santana, Euclides da Cunha, Valença, Eunápolis, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Macaúbas, Ibotirama, Jequié, Itiruçu, Irecê e Itaberaba.
Os automóveis e motocicletas serão empregados em ações de combate ao crime organizado, tráfico de entorpecentes e prevenção a diversos delitos.
As viaturas foram adquiridas por meio de convênio com a Secretaria de Infraestrutura e emenda federal.
Outros 15 veículos foram doados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Programa Nacional de Segurança e Cidadania, para o combate e prevenção à violência contra a mulher na Bahia.
Os 15 carros vão para a Operação Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar, e para as Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (DEAMs), da Polícia Civil.Outros equipamentos
Utilizados para localizar foragidos em áreas de difícil acesso e plantações de maconha em áreas de mata, além de auxiliar na produção de materiais para robustecer diligências, nove drones serão direcionados para as polícias Militar e Civil.
Cento e trinta e seis pistolas Beretta, 9 milímetros, e mais de três mil munições para o armamento também estão entre os equipamentos recepcionados durante o lançamento da operação.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!