O Governo da Bahia está articulando a compra de duas novas embarcações para o sistema ferry-boat, informou o novo secretário estadual de Infraestrutura, o deputado Sérgio Brito, durante a reabertura Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta sexta-feira (3).
De acordo com o novo secretário, que toma posse na terça-feira (7), o objetivo de adquirir as novas embarcações para melhorar a condição para os passageiros. Os novos ferrys terão a capacidade de 1000 passageiros e 180 carros.
Leia também:
No entanto, o processo ainda deve demorar. O secretário afirmou que o processo ainda está em negociação, e um processo de licitação será aberto para solicitar as embarcações.
“Acredito que a gente está caminhando a passos largos para a compra de dois ferry boats. Eles não chegarão amanhã, vai abrir um processo de licitação e esses 2 ferry boats nós esperamos que sejam pro próximo verão dar mais tranquilidade aos usuários do sistema”, disse ele aos jornalistas na abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), de acordo com o Blog do Valente.
O governo acionou a concessionária Internacional Travessias para dobrar a equipe de limpeza de 31 para 62 funcionários, além de reforçar a segurança privada dentro das embarcações.
Ainda segundo o secretário, cerca de R$ 12 milhões foram investidos para a dragagem em Bom Despacho, a fim de facilitar a aproximação dos ferrys em Itaparica e consertar o que está deteriorado.
“Vamos começar a fazer hoje a licitação. O governador autorizou fazer, as responsabilidades nós vamos ver depois de quem é, se é do governo ou da empresa”, frisou.
Reclamações e briga
Nos últimos dias, os usuários do serviço tem reclamado da demora para embarca nos terminais. Nesta sexta-feira (3), de acordo com a Internacional Travessias, que administra o sistema ferry-boat, o tempo de espera chega a 2h30. Já o fluxo de pedestres é menor.
No Terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, o movimento é tranquilo para veículos e pedestres. Nesta sexta-feira, apenas três embarcações estão em operação. São elas: Zumbi dos Palmares, Pinheiro e Maria Bethânia. A quarta está fora de serviço para manutenção.
Ainda nesta semana, na terça-feira (31), cerca de 40 funcionários do sistema fizeram uma manifestação pedindo por segurança após um trabalhador do sistema ser agredido por passageiros.
De acordo com a Internacional Travessias, que administra o serviço, a situação aconteceu depois que o acesso dos suspeitos foi negada por causa do limite de embarque, que já tinha sido atingido naquele momento. “Ao receber essa informação dos colaboradores, eles partiram para agressão”, diz a nota da empresa.
https://twitter.com/iBahia/status/1620140575042465792
Um vídeo feito por testemunhas mostra a agressão. Nas imagens, os colaboradores aparecem sendo atacados pelos homens. As outras pessoas que estavam no local parecem assustadas. Assista ao vídeo abaixo
Ainda segundo a Internacional Travessias, um dos colaboradores teve uma lesão. No vídeo, dá para ver o homem segurando o braço direito enquanto é ajudado pelo colega de trabalho. Ele precisou de atendimento médico.
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!