O Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS da Bahia (GAPA Bahia) promove o espetáculo “Os Manos do Bem: Arte e Cidadania na Luta contra a AIDS no Pelourinho”, no próximo dia 13 de julho, às 17h, na Praça Tereza Batista – Pelourinho. O show, resultado de projeto homônimo, irá apresentar músicas inéditas de hip hop compostas por jovens entre 14 a 22 anos. Durante o show também haverá intervenções artísticas de dança e grafite, além da participação especial do DJ Bandido e outros convidados da cena do hip hop soteropolitano. Já nos dias 20 e 27 de julho e 03 de agosto acontecerão ainda mais três apresentações do espetáculo – sempre às quartas-feiras, no mesmo local.
Na ocasião também será lançado o CD com a gravação de músicas elaboradas pelos jovens durante as oficinas do projeto. O CD “Manos do Bem”, com 10 músicas inéditas de hip hop, terá mil cópias e será gratuitamente distribuído nas escolas públicas de Salvador. As temáticas das músicas giram em torno de Saúde, Cidadania, Racismo, Luta contra a Homofobia, Preservação da Escola e Prevenção das DST/AIDS. Tanto o CD quanto o show são resultados das oficinas que aconteceram de dezembro de 2010 a janeiro de 2011. Em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, o projeto “Os Manos do Bem” contou com oficinas em quatro temáticas - break, grafitagem, composição musical e DJ, e com aulas de comunicação, sexualidade, gênero, raça e prevenção. Entremeadas com essas aulas práticas e teóricas, os jovens tiveram acompanhamento psicossocial. O Projeto “Os Manos do Bem: Arte e Cidadania na Luta contra a AIDS no Pelourinho” surgiu no final de 2010, após ganhar o Edital Tô no Pelô de Apoio à Dinamização Artístico-Cultural do Pelourinho. O Edital foi organizado pelo governo estadual, através da Secretaria de Cultura - SECULT/Fundo de Cultura da Bahia, da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC.
Explorando a linguagem hip hop e a conscientização para prevenção à AIDS, o projeto tem como objetivo promover a sensibilização, a mobilização e a capacitação de adolescentes e jovens para que se tornem agentes multiplicadores e modificadores de comportamento junto a outros jovens. A ação do projeto consistiu na realização de oficinas temáticas, com ênfase em questões de gênero; etnia; saúde e diretos sexuais e reprodutivos. Além das oficinas artísticas, que lidaram com as quatro linguagens do hip hop – break, mc/composição musical, DJ e grafite. As oficinas foram ministradas por jovens, ex-integrantes do projeto do GAPA, com a direção musical do DJ bandido e a participação de especialistas, como o B.Boy Ananias, e o MC Sardinha. Espetáculo “Os Manos do Bem”13 de julho às 17h, 20 e 27 de julho às 16h e 03 de agosto às 16h Praça Tereza Batista – Pelourinho Preço: Gratuito
O projeto vem provendo oficinas de DJ com jovens de Salvador |
Garotas participando da Oficina de desenho |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade