icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Fortes de Salvador serão reabertos reformados nesta quinta (12)

Fortificações localizadas no bairro da Barra passam a abrigar exposição permanente das obras de Carybé e de Pierre Verger

foto autor

Redação iBahia

10/05/2016 às 14:37 • Atualizada em 27/08/2022 às 18:43 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Duas das mais importantes fortificações de Salvador serão reabertas totalmente reformadas, nesta quinta-feira (12). Os fortes Santa Maria e São Diego, localizados na orla da Barra, passam a abrigar exposição permanente das obras do artista plástico Carybé e do etnólogo e fotógrafo Pierre Verger.Os locais foram reformados pela Prefeitura de Salvador, com investimento de mais de R$ 5,2 milhões. “Esta é uma homenagem que a Prefeitura presta a estes grandes ícones – Pierre Verger e Carybé, que vivenciaram a nossa cidade e a projetaram além das fronteiras do país”, destacou o secretário da Secult, Érico Mendonça.

Forte de Santa Maria vira Museu Pierre Verge com exposição de fotógrafos.
(Foto: Milena Abre/ Agecom)

Os espaços Carybé de Artes (Forte de São Diogo) e Pierre Verger da Fotografia Baiana (Forte de Santa Maria) passam a contar com exposição permanente dos artistas e com mostras temporárias e eventos pontuais. Óculos de realidade virtual, totens interativos e telas de touchscreen promovem a interatividade nos dois museus. À noite, imagens do acervo serão projetadas na técnica de vídeo mapping, nas fachadas das duas fortificações.Além das exposições, os visitantes vão conhecer a história dos 20 fortes de Salvador, principais elementos do sistema de defesa da capital colonial do Brasil. “Com a reabertura desses espaços e a sua proximidade ao Museu Náutico (Farol da Barra), cria-se um Corredor Cultural na Barra, que vai promover cultura, arte, história, entretenimento, turismo e o comércio local, além de dinamizar a região”, completou Mendonça.Os novos espaços estarão abertos diariamente, inclusive feriados (exceto às terças-feiras), das 11 às 19 horas. O ingresso, com direito à visitação a ambos os fortes, custará R$ 20 (inteira) e terá meia-entrada para estudantes e pessoas a partir de 60 anos. Os espaços contarão, ainda, com Café Bistrô e lojas de souvenirs.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia