icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Reconhecimento

Filme gravado em Ilhéus ganha dois prêmios internacionais

Filme de curta-metragem gravado em Ilhéus, no sul da Bahia, ganhou duas premiações em festivais da Índia; obra foi dirigida por professor da Uesc

foto autor

Brenda Santos

11/10/2024 às 10:04 • Atualizada em 11/10/2024 às 10:31 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Um curta-metragem gravado em Ilhéus, no sul da Bahia, ganhou duas premiações em festivais internacionais. O filme “Money” (Dinheiro, no orginal) foi dirigido pelo professor Dirceu Martins Alves, docente do Departamento de Letras e Artes (DLA), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).


				
					Filme gravado em Ilhéus ganha dois prêmios internacionais
Filme gravado em Ilhéus ganha dois prêmios internacionais. Foto: YouTube

O curta recebeu prêmios no Festival Internacional de Cinema de Athvikvraruni, em Aranthanki, Tamil Nadu, e no Festival Internacional de Cinema Majestic King, de Kurunthampattu, Sivaganga DT, Tamilnadu, ambos na Índia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

O curta-metragem de ficção, com cerca de 10 minutos de duração, foi inteiramente filmado no bairro Salobrinho, em Ilhéus. A produção contou com a participação de professores, alunos, egressos e técnicos do curso de Comunicação Social (Rádio, TV e Internet) da Uesc, além da ex-aluna do curso de Geografia, Meire Lúcia.

Em agosto, o filme foi selecionado para o Rome Prisma Independent Film Awards, onde competiu na categoria de melhor curta-metragem internacional em Roma.


				
					Filme gravado em Ilhéus ganha dois prêmios internacionais
Filme gravado em Ilhéus ganha dois prêmios internacionais. Foto: YouTube

No Festival Internacional de Cinema de Athvikvraruni, recebeu o prêmio Honorable Mention Award Best International Short Film em 24 de setembro e, no Festival Internacional de Cinema Majestic King, conquistou o prêmio de Melhor Roteiro de Curta-metragem Internacional em 1º de outubro.

Filme gravado em Ilhéus disputará prêmio em festival da Espanha

No mesmo dia em que ganhou o prêmio de melhor roteiro internacional na Índia, o filme "Money" foi escolhido para participar do Festival Fescilmar, um importante evento de cinema espanhol que terá sua primeira sessão na Venezuela.


				
					Filme gravado em Ilhéus ganha dois prêmios internacionais
Filme gravado em Ilhéus ganha dois prêmios internacionais. Foto: Ascom Uesc

O filme irá competir novamente na categoria de melhor curta-metragem internacional, durante o evento que ocorrerá em 25 de outubro, no Teatro Cajigal, na cidade de Barcelona, capital do Estado de Anzoátegui, Venezuela.

O diretor e professor Dirceu Martins Alves possui Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), pós-graduação em Teoria Literária pela mesma instituição, além de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ele já tem uma trajetória significativa na produção cinematográfica, com a colaboração de estudantes da Uesc.


				
					Filme gravado em Ilhéus ganha dois prêmios internacionais
Filme gravado em Ilhéus ganha dois prêmios internacionais. ​Foto: Redes Sociais

A direção de fotografia do curta foi realizada por Ronald de Jesus, egresso do curso de Comunicação Social da Uesc (2010), que cursou mestrado e doutorado em comunicação na Universidade de Brasília, com ênfase em direção de fotografia. Desde 2015, ele atua como professor em cursos de cinema e audiovisual em várias instituições de ensino superior.

O elenco é composto por Malena Dórea, graduada em Letras pela Uesc, com especialização em Pedagogia das Artes pela UEFSB e diversas formações em teatro. Com mais de 30 anos de experiência no teatro, ela é uma das protagonistas do filme.

O assessor técnico da Uesc, Emiron Gouveia, que tem uma longa carreira no audiovisual e é parte da tradição teatral itabunense desde os anos 80, também é protagonista. Ele atua como gerente dos laboratórios do curso de Comunicação Social desde 2004.

Emiron já participou de três longas-metragens: "A Coleção Invisível de Bernard Attal" (2012), "A Finada Mãe da Madame" de Bernard Attal (2016) e "As Margens de Canavieiras" de José Frazão (2021), além de curtas como "Dente de Ouro" de Dirceu Martins (2015).

Foto do autor
AUTOR

Brenda Santos

AUTOR

Brenda Santos

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia