Amélia Rodrigues foi uma das cinco cidades atingidas pela interrupção no fornecimento de energia registrado desde às 19h54 de terça-feira (1º). Segundo a Coelba, o problema foi causado pela ação de vândalos que provocaram a queda de seis postes da linha de alta tensão em 69 kv Catu – Taquipe com o objetivo de furtar material da rede elétrica.
A cidade praticamente parou, o comércio fechou as portas mais cedo, todos os estabelecimentos deixaram de receber pagamentos via cartões de créditos e o Hospital Dr. Pedro Américo de Brito funcionou à luz de velas. Diversos procedimentos não puderam ser realizados porque a unidade adquiriu um gerador, mas o equipamento não foi instalado. Com o pai precisando de atendimento, o morador Rogério Ataíde teve que procurar hospitais de outros municípios, mas por conta da regulação teve dificuldades. Ele disse que inicialmente foi a hospitais de cidades vizinhas mas ao chegar também encontrou o problema da falta de energia. “Meu pai precisa trocar uma sonda e função da falta de energia não foi possível realizar o procedimento. Fui em hospitais de outras cidade uns estavam com o mesmo problema e outros não tinha o equipamento. Para ele ir para hospitais de cidades maiores precisa da regulação e até agora não conseguimos”, reclamou.
Uma mãe disse ao Acorda Cidade levou o filho na noite de terça-feira ao hospital e disse que os funcionários estavam usando a luz celular para realizar o atendimento. Eles trabalharam muito bem apesar do problema. Ficaram iluminando usando a luz do celular”, observou. A comerciante Neide, proprietária de uma loja de variedades, reclamou do prejuízo. Ela disse que a cidade inteira foi prejudicada financeiramente e em relação à segurança uma vez que sem energia elétrica é provável o aumento da prática de assaltos e outros delitos. “Tive o maior prejuízo, não pude passar o cartão dos clientes e a Coelba não nos deu resposta de quando a energia iria voltar. Tive que fechar mais cedo porque a cidade já é violenta e sem luz a situação piora”, reclamou. A causa Além de Amélia Rodrigues, ficaram sem energia os municípios de Terra Nova, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, e São Sebastião do Passé, totalizando 46.269 unidades consumidoras. O problema ocorreu em área de difícil acesso (mata) com passagem de gasoduto. Através de manobras no sistema elétrico, o fornecimento de energia a São Sebastião do Passé (16.584 unidades consumidoras) foi normalizado às 20h30 da terça-feira, cerca de meia hora depois da interrupção. Já em outras cidades levaram mais de 24 horas. Oito equipes da Coelba e técnicos da Petrobras foram aos locais para restabelecer o fornecimento de energia aos municípios de Terra Nova, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria e Amélia Rodrigues (29.685 unidades consumidoras).
A Coelba esclareceu que o problema provocado pelos vândalos ocasionou o rompimento de cabos que ficaram sobre a rodovia BR 110, impedindo a passagem de veículos de grande porte. Em função disso, o trânsito no local teve que ser interrompido durante cerca de duas horas para os devidos reparos, tendo sido normalizado ainda na noite de ontem. A empresa divulgou dados sobre furtos de rede em 2015. Segundo ela, foram registradas 348 ocorrências em 12 meses sendo 136 casos somente em Feira de Santana. NÚMEROS DE FURTOS DE REDE: Bahia 2015 348 ocorrências 8,9 mil km de rede furtados Prejuízo de R$ 277 mil Feira de Santana e região 136 ocorrências 12,21 km de rede furtados Prejuízo de R$ 82,7 mil
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade |
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade |
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade