A primeira Escolab de Salvador foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (30), na Rua da Lagoa, região de Coutos, no Subúrbio Ferroviário. O projeto da escola-laboratório é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Smed), o Google e a SmartLab.
A unidade atende no contra-turno quatro escolas do entorno: Colina do Mar, Alto de Coutos, Oito de Maio e Cid Passos, com o objetivo de beneficiar no total 600 crianças. A escola tem como foco a utilização da experimentação, ludicidade, tecnologia da informação e comunicação, bem como na colaboração entre os educandos e educadores. A Escolab do Subúrbio começa a funcionar ainda neste semestre, após o processo de treinamento dos professores.De acordo com a Smed, cada unidade do projeto terá um núcleo social, um núcleo de altas habilidades e superdotação, atendimento educacional especializado, articulação com a Secretaria Municipal de Saúde e uma sala de experimentação artística, que será aberta a comunidade, inclusive nos finais de semana. No caso da unidade Subúrbio, os estudantes poderão contar ainda com o Museu da Criança.
A Escolab reúne fontes de conhecimento em uma única ferramenta de acesso único, os espaços oferecerão conteúdos curriculares, ferramentas Google for Education, além das competências ligadas ao desenvolvimento das habilidades do século 21. Os espaços serão equipados com tablets, onde o trabalho pedagógico será apoiado por conteúdos produzidos especificamente para esse aparelho; impressora 3D, onde o aluno fará o digital virar realidade ao criar, de forma lúdica, objetos de aprendizagem com diferentes tamanhos e geometrias, das mais simples até as mais complexas; além de projetos de aprendizagem e computadores de última geração.
Foto: Divulgação/ Agecom |
Foto: Divulgação/ Agecom |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade