icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Entenda a unificação entre os cartões SalvadorCard e Metropasse

Unificação começou no último sábado (18), mas deixou de fora alguns serviços

foto autor

Redação iBahia

22/02/2017 às 17:32 • Atualizada em 31/08/2022 às 22:02 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A unificação dos cartões de passagem de Salvador (SalvadorCard), da Região Metropolitana (Metropasse) e do Metrô (CCR Metrô) começou no último sábado (18), mas não abrangeu todos os usuários dos serviços. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), os passageiros passaram a poder utilizar um único tipo de cartão para viajar nos três tipos de transporte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

De acordo com Claudio Malamut, gerente de atendimento ao usuário do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), o que houve com a unificação foi a utilização mútua de cartões com o objetivo de facilitar a vida do usuário do transporte público. "A pessoa não precisa mais ter mais dois ou três cartões. Ele agora pode usar o mesmo cartão em qualquer meio de transporte", afirma.

Cartões SalvadorCard e Metropasse foram unificados no último sábado (18)(Foto: Arquivo CORREIO)

Porém, alguns serviços ficaram de fora da integração, como a meia passagem estudantil e os cartões de gratuidade. Sobre a questão do estudante, Malamut explica que há uma diferença entre a legislação estadual e municipal. "Tem diferença no tipo de utilização do cartão, na quantidade de utilizações, na revalidação. Ou seja, todas as funções são diferentes". Sobre esse ponto, o gerente de atendimento ao usuário do Setps diz que a unificação para os estudantes também está sendo discutida, mas não há previsão para que a medida seja implantada.

O usuário que utilizar o SalvadorCard para pegar um ônibus da Região Metropolitana tem que ficar atento também a integração tarifária. Isso porque a segunda viagem não será tarifada, dentro do intervalo de duas horas, não funciona quando a primeira ou a segunda viagem foi feita em um ônibus da Região Metropolitana. "Esse estudo é constante e permanente e ainda não temos uma definição", explica Malamut.

Assim, os cartões de passagem de Salvador que estão dentro da unificação são o Vale Transporte, Bilhete Avulso e o Bilhete Identificado. Já para os cartões de passagem da Região Metropolitana são o Vale Transporte e o Ande Sempre (equivalente ao Bilhete Avulso em Salvador). O cartão CCR Metrô também pode ser usado nos ônibus de Salvador e da Região Metropolitana.

Qualquer usuário pode conseguir um cartão do Bilhete Avulso e usá-lo para pegar um ônibus de Salvador ou metropolitano. Basta ir a um dos pontos do SalvadorCard localizados nos Shoppings da Bahia, Barra, Cajazeiras, Salvador e Salvador Norte, nos postos de atendimento do SalvadorCard da Estação da Lapa, do Comércio, do Iguatemi, da Estação Pirajá ou a um posto da rede credenciada, pelo valor de duas tarifas de ônibus convencional vigente.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia