A licitação para contratação de câmeras corporais, as chamadas bodycams, foi vencida por uma das 12 empresas que manifestaram interesse em fornecer a ferramenta ao Governo da Bahia. O item será incluído no fardamento dos policiais militares de todo o estado. O pregão eletrônico para registro da empresa foi realizado na terça-feira (30).
O nome da empresa vencedora ainda foi divulgado. Mas, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) iniciou, nesta quarta-feira (31), a avaliação da documentação da empresa que ofertou o menor lance, como atestados de capacidade técnica.
Leia também:
Quando toda a documentação for confirmada, a empresa terá um prazo de 12 dias para preparar a prova de conceito do equipamento. Até lá, as outras 11 empresas que participaram do pregão podem ingressar com recurso.
A previsão da SSP-BA é de que as primeiras câmeras sejam entregues 60 dias após toda a finalização do processo. As câmeras são acopladas nas fardas e filmam as operações policiais. Segundo o secretário Marcelo Werner, a aquisição da tecnologia visa, dar mais transparência às ações.
Os equipamentos foram implementados no estado de São Paulo, onde as mortes de adolescentes por intervenção policial caíram em 66,7%. Um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública também indicou redução da letalidade pela polícia.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!