icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Manifestação

Em protesto, moradores do Jd. das Margaridas interditam BA-526

Grupo pede reparos em pista, que obstrui escoamento de água e provoca alagamentos em casas

foto autor

Redação iBahia

16/05/2023 às 7:55 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Em protesto, moradores do Jd. das Margaridas interditam BA-526
Foto: Phael Fernandes / TV Bahia

Moradores do Jardim das Margaridas, bairro de Salvador, interditou parte da BA-526 na manhã desta terça-feira (16). Segundo informações da TV Bahia, o grupo fechou a pista e colocou fogo em pneus, provocando congestionamento no sentido para Camaçari.

Com cartazes e um estudo feito pela Prefeitura de Salvador em mãos, os moradores cobraram da Concessionária Bahia Norte – responsável pela rodovia – o reparo em uma área de obstruída da rodovia estadual, que também conhecida como Estrada CIA-Aeroporto. Esse entupimento provoca, segundo os moradores, alagamentos em casas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

“Esse problema tem 14 anos. O ano passado nós lutamos, agora estamos lutando de novo. Essa pista é da Bahia Norte. Há um estudo da prefeitura, que nós cobramos, que mostra que há uma obstrução, só que a Bahia Norte não resolve, não deixa a prefeitura resolver, e não nos atende. Nós só queremos que pare de alagar", disse um morador identificado apenas como Peninha.


				
					Em protesto, moradores do Jd. das Margaridas interditam BA-526
Foto: Phael Fernandes / TV Bahia

"Eu perdi um carro em 2022, porque entrou água no motor. A gente pede encarecidamente, às pessoas da Bahia Norte, que deem atenção à gente. Estamos sendo prejudicados”.

A reportagem entrou em contato com a Concessionária Bahia Norte, que informou que se esforça para atenuar os impactos causados pelo volume das chuvas e que faz a limpeza da área, para ampliar a capacidade de escoamento da água pluvial.

Disse ainda que a construção de empreendimentos comerciais e residenciais na região tem mudado a configuração do espaço, o que interfere com o direcionamento da água da chuva, impactando na vazão e escoamento.

Prejuízos


				
					Em protesto, moradores do Jd. das Margaridas interditam BA-526
Foto: Reprodução / TV Bahia

A comunidade alega, segundo o g1 bahia, que os alagamentos provocados pelo entupimento prejudicam cerca de três mil pessoas, entre moradores, donos de empresas no local e trabalhadores. Cinco condomínios residenciais são afetados.

“Ficamos ilhados, é intransitável. Um lado alaga igual a um mar, e do outro lado já está entupindo também, porque muitos condomínios estão sendo construídos”, descreveu uma das moradoras identificada como Marli. Na última semana, um dos condomínios foi totalmente tomando pela água e o alagamento atingiu diversas casas Travessa Acalanto, levando prejuízos aos moradores. Nos últimos anos, diversos estragos foram registrados na mesma região.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia