Dois empresários foram presos na manhã desta quarta-feira (30) durante a "Operação Thorin", realizada na Bahia e em Minas Gerais. A ação investiga um esquema de sonegação fiscal em que um grupo empresarial dos setores de mineração, indústria e comércio de minerais deixou de pagar cerca de R$ 35 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Além das prisões, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos dois estados.
De acordo com a Força-Tarefa de combate à sonegação, o grupo escondia bens e dinheiro usando familiares e “laranjas”, levantando também suspeitas de lavagem de dinheiro. As investigações apontam que as empresas simulavam a entrada de mercadorias e declaravam serviços fictícios para conseguir créditos irregulares de ICMS. Os responsáveis declaravam o imposto, mas não pagavam, fingindo parcelamentos para parecer que estavam em dia com o fisco, enquanto a dívida só aumentava.
Leia também:
A operação foi coordenada pelo Grupo Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf) do Ministério Público da Bahia, em parceria com a Inspetoria Fazendária de Inteligência e Pesquisa (Infip) e a Polícia Civil. Em Minas Gerais, promotores, delegados, policiais civis e auditores da Receita Estadual deram apoio à ação.
Homem morre e criança de 11 anos fica ferida em ataque a tiros na BA
Um homem, identificado como Fredson Vinícius da Silva Santos, foi morto a tiros na Rua J, no bairro Brisa da Serra, em Juazeiro, no norte da Bahia, na tarde desta terça-feira (29). Durante o ataque a tiros, uma criança de 11 anos foi atingida no cotovelo, sendo socorrida para o Hospital de Traumas em Petrolina, sertão pernambucano.
A Polícia Militar (PM-BA) foi acionada para averiguar uma tentativa de homicídio no bairro Brisa da Serra. Ao chegar no local, os oficiais encontraram a vítima morta em um apartamento.
Santiago Neto
Santiago Neto
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!