O Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco ou Dia de Preservação do São Francisco, celebrado nesta segunda-feira (3), tem como objetivo relembrar a história de um dos rios mais importantes da América do Sul, além de discutir maneiras de mantê-lo correndo.
Um dos maiores rios do Brasil, o Velho Chico tem 645.067 quilômetros quadrados de área e passa por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O rio é fonte de renda para produtores de alimentos, pescadores e empreendedores de turismo pelas regiões onde passa.
Leia também:
Para ilustrar esta data, o iBahia separou três novelas e filmes brasileiros que têm o Velho Chico quase como personagem.
Dia de Preservação do São Francisco: novelas que têm o rio como cenário
Velho Chico (2016)
A novela, que se passava na cidade fictícia de Grotas de São Francisco, conta a história de uma rixa entre famílias que perpassa gerações, até que dois membros das famílias rivais se apaixonam e tentam acabar com a briga.
"Velho Chico" também trata da polêmica da transposição do Rio São Francisco - a mudança artificial do curso do rio - e seus efeitos para a população das cidades onde ele passa naturalmente.
As gravações da novela, que está disponível na Globoplay, foram feitas parcialmente em Cachoeira, no interior da Bahia, e Olho D'água do Casado, em Alagoas. Durante as gravações no rio, o ator Domingos Montagner morreu afogado.
Mar do Sertão (2022)
Algumas cenas de "Mar do Sertão" também foram gravadas no rio São Francisco. A história se passa na cidade fictícia de Canta Pedra e segue um triângulo amoroso
Na trama, Candoca (Isadora Cruz) é comprometida com Zé Paulino (Sérgio Guizé), mas a chegada de Tertulinho (Renato Góes) muda as coisas. Quando os dois rapazes são convocados para fazer uma viagem, enfrentam uma tempestade e Zé Paulinho é dado como morto. Dez anos depois, ele retorna à cidade e descobre que a vida de Candoca mudou drasticamente desde a notícia da morte do ex-pretendente.
Deus é Brasileiro (2003)
No filme, Deus (Antônio Fagundes) tira férias pelo Brasil, por onde procura alguém que possa ser seu substituto na companhia de Taoco (Wagner Moura), um astuto pescador que tenta resolver alguns problemas pessoais a partir do encontro com Deus.
Helena Pamponet Vilaboim
Helena Pamponet Vilaboim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!