Proprietários de veículos com placas de final zero têm até o dia 26 de setembro para quitar o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única. O valor ainda pode ser dividido em três parcelas. Para aderir ao parcelamento, o pagamento da primeira cota deve ser feito também no dia 26 de setembro. Já a cota única sem desconto deve ser quitada até 30 de novembro.
Os cidadãos devem ainda estar atentos a outras datas de vencimento do IPVA que ocorrem no mês de setembro. Nos dias 27 e 28, respectivamente, ocorre o vencimento da terceira cota para donos de automóveis com placas de final 7 e 8 que optaram pelo parcelamento. Estas também são as datas limite para que estes contribuintes quitem o IPVA em cota única sem desconto. Também no dia 26 deste mês ocorre o pagamento da segunda parcela para veículos com placas de final 9 cujos proprietários escolheram parcelar o imposto. O calendário do IPVA 2018 está disponível no site da Sefaz-Ba, Canal Inspetoria Eletrônica, IPVA.
Para efetuar o pagamento, o proprietário de veículo deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam. Os boletos não são encaminhados para os contribuintes. Em caso de dúvida, os donos dos veículos podem entrar em contato com o call center da Sefaz pelo 0800 071 0071.
Como quitar o IPVA atrasado
O contribuinte que não pagar o IPVA dentro do prazo estabelecido no calendário divulgado pela Secretaria da Fazenda do Estado está sujeito a notificação e multa, mas pode obter um desconto de 70% no valor da multa caso o pagamento seja efetuado antes do ajuizamento da execução fiscal.
Para realizar o pagamento do imposto após notificação, basta acessar o site da Sefaz-Ba, na opção “Inspetoria Eletrônica” =>”IPVA”=> “DAE Para Pagamento” => “Exercícios Notificados”, imprimir o documento de arrecadação estadual (DAE) e quitar o débito em qualquer banco.
Se preferir, o contribuinte pode se dirigir a um posto de atendimento da Sefaz-Ba nos SACs ou nas inspetorias fazendárias localizadas no interior do estado. Vale ressaltar que para obter o licenciamento do veículo é preciso, além de quitar o IPVA, realizar o pagamento da taxa de licenciamento, do seguro obrigatório e de eventuais multas de trânsito junto ao Detran.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!