O corpo de Fernando Gomes, ex-prefeito de Itabuna - cidade do sul da Bahia -, está sendo velado nesta segunda-feira (25), na Sala Principal do Teatro Municipal Candinha Doria. O político de 83 anos morreu na tarde do domingo (24), após ter sido diagnósticado com uma crise hepática causada por medicamentos utilizados para amenizar dores na lombar.
O idoso estava internado no Hospital Aliança, em Salvador, desde o dia 14 de julho. Segundo familiares, o ex-prefeito chegou a pasar por uma desintoxicação após ser intenado. Mas, em nota enviada por volta das 14h do domingo, foi informado que houve a necessidade de intervenção cirúrgica para conter o avanço de uma bactéria. Por volta das 16h, o político não resistiu e foi a óbito.
Leia também:
De acordo com informações do g1 bahia e da TV Bahia, o corpo do idoso está sendo conduzido em um carro do Corpo de Bombeiros pelas principais ruas da cidade de Ilhéus e de Itabuna.
Fernando deixa viúva e seis filhos. Ele foi prefeito de Itabuna por 5 mandatos e também ex-deputado federal. Ainda não há informações sobre o velório do político. O governador Rui Costa, lamentou o ocorrido. Nas redes sociais, informou que foi decretado um luto oficial de 3 dias em todo o estado.
“Quero manifestar meu pesar pela morte do ex-prefeito de Itabuna e ex-deputado federal, Fernando Gomes. Que Deus conforte seus familiares, amigos e itabunenses”, escreveu o governador em sua conta no Twitter.
Quero manifestar meu pesar pela morte do ex-prefeito de Itabuna e ex-deputado federal, Fernando Gomes. Que Deus conforte seus familiares, amigos e itabunenses. Está decretado luto oficial na Bahia por 3 dias.
— Rui Costa (@costa_rui) July 24, 2022
Histórico
Fernando Gomes nasceu em 1939 na cidade de Itabuna. Fez curso técnico de contabilidade em Itabuna e depois passou a atuar em atividades agropecuárias. Ainda segundo o g1 Bahia, ele foi um dos fundadores do MDB, em Itabuna. A carreira política foi iniciada em 1973, aos 34 anos, quando foi convidado para assumir o cargo de Secretário Municipal de Administração, e ocupou a função até meados de 1976, quando decidiu candidatar-se à prefeitura do município.
Fernando é recordista de mandatos legislativos na história de Itabuna. A primeira iniciada em 1978 e a última, em 2017. Em 2020, ele não concorreu à reeleição, pois teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O político ficou conhecido no Brasil após dizer, em 2020, no auge da pandemia da Covid-19, que abriria o comércio “morra quem morrer”. Ainda no mesmo período, o ex-gestor afirmou que não houve “descaso” com vítimas da Covid-19 ao dar a declaração polêmica.
Leia mais sobre Bahia em ibahia.com e siga o Portal no Google Notícias
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!