Um dos quadros que decorou a casa do cantor Freddy Mercury, lenda do rock e líder da banda britânica Queen, foi pintado pelo artista plástico baiano Adilson Santos, natural da cidade Poções. Trinta anos após a morte do cantor, a obra foi leiloada em Londres na última semana, por R$300 mil.
De acordo com o g1 Bahia, o quadro intitulado "O espaço ocupado por um pensamento vago" foi pintado em 1980 e comprado por Freddy Mercury quando o Queen se apresentou no Brasil pela 1ª vez, em 1981, em São Paulo. O show aconteceu quatro anos antes da edição histórica do Rock in Rio, quando a banda se apresentou para mais de 250 mil pessoas.
Leia também:
Apesar do quadro ter sido leiloado, o artista plástico não recebeu nada pela venda. Mas, Adilson Santos segue orgulho da obra que fez.
"Realmente a emoção é gigante ao me deparar com a imensidão de alegria que a arte me proporciona! Ter uma peça minha leiloada na maior casa de leilões é de uma realização profissional (e pessoal) gigante!", escreveu Adilson.
"Não é sobre quanto pagaram pelo quadro, e sim pelo valor impagável que ele carrega, com toda a sua história", destacou o artista plástico.
O quadro foi feito em óleo sobre tela, e ficava no bar da casa do cantor. Fotos divulgadas pela Sotheby's, empresa conhecida por vendas por leilão, com sede em Londres, disponibilizou fotos pessoais nunca vistas do artista em que, ao menos duas delas, Freddy Mercury aparece com a obra do baiano ao fundo.
Em entrevista ao Fantástico, ele falou sobre como o cantor era apaixonado por arte. Adilson também destacou o trabalho que tem feito há quase 60 anos como artista plástico.
"Ele tinha como hábito frequentar galerias de arte, ele era um apaixonado por arte. Não é brincadeira um quadro meu dar R$ 300 mil em moeda brasileira. É um resultado da minha vida, do meu trabalho de quase 60 anos", comemorou ele ao falar com o Fantástico.
A obra de Adilson Santos destaca o modernismo e enfatiza diferentes formas, predominando cores quentes e o verde. Além disso, mescla entre a retratação de rostos, especialmente de mulheres, e também o uso dos florais.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!