icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Comunidade quilombola de Maragogipe recebe posse de terra

Com a regularização da área, foram beneficiadas 40 familiares que vivem do cultivo de mandioca, milho e de feijão

foto autor

02/08/2014 às 19:34 • Atualizada em 01/09/2022 às 17:16 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
As 40 famílias que vivem no Território Quilombola Salamina Putumuju, em Maragogipe, no Recôncavo Baiano, receberam no sábado (2) documentação de posse da Fazenda Salamina. A incorporação da área remanescente é resultado de processo de desapropriação que teve investimentos de R$ 2,6 milhões, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).Com a terceira área desapropriada, de 1,4 mil hectare de terra, já foi incorporado 1,7 mil hectare, o equivalente a 84% do terreno do Salamina Putumuju, que totaliza 2.061 hectares. Mais quatro imóveis estão em processo de desapropriação e deverão completar o território a ser regularizado.
A comunidade quilombola foi formada pelos escravos, às margens do Rio Paraguaçu, durante o período das lavouras de cana-de-açúcar no século XVI. Os cerca de 150 moradores vivem da agricultura, com cultivo de mandioca, milho e feijão e também se dedicam à pesca.
“Hoje é um dia muito simbólico, numa área muito disputada e finalmente prevaleceu o interesse dos quilombolas, dos mais simples, com o apoio dos governos Estadual e Federal”, disse o governador Jaques Wagner. Leia Também: Familiares de jovem encontrado morto queimam ônibus em protesto na BA-528Construtora faz feirão para diminuir estoque de imóveis prontos

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia